Histórico

Mineiro fica famoso ao inventar ‘luz engarrafada’

Da Redação com BBC Brasil – Uma garrafa plástica de refrigerante, um pouco de cloro e pronto. Com essa receita simples e barata, o mecânico Alfredo Moser, morador de Uberaba, tem revolucionado o setor de energia elétrica no Brasil e no Mundo. Sua invenção, a ‘luz engarrafada’ tem iluminado casas em 15 países e seu nome estampou manchetes em jornais de todo o mundo.

Tudo começou em 2002 quando Moser teve o seu próprio momento de ‘eureka’ ao encontrar a solução para iluminar a própria casa num dia de corte de energia. A invenção funciona da seguinte maneira: pela refração da luz do sol numa garrafa de dois litros cheia d’água. “Adicione duas tampas de cloro à água da garrafa para evitar que ela se torne verde (por causa da proliferação de algas). Quanto mais limpa a garrafa, melhor”, explica Moser.

Moser também faz a instalação de sua invenção nas casas da região onde mora. Pelo serviço, ele ganha apenas alguns reais. Ele explica que a lâmpada funciona melhor se a tampa for encapada com fita preta. Segundo ele, em entrevista a mídia internacional, um engenheiro mediu a luz produzida pela garrafa e, dependendo de quão forte for o sol, a garrafa pode produzir o mesmo que uma lâmpada de 40 e 60 watts.

As luzes ‘engarrafadas’ também chegaram a outros 15 países, dentre eles Índia, Bangladesh, Tanzânia, Argentina e Fiji. Nas Filipinas, onde grande parte da população vive com menos de 1 dólar por dia a ideia deu tão certo que as lâmpadas de Moser foram instaladas em 140 mil casas.

A fundação de caridade MyShelter, nas Filipinas, especializada em construção de casas com material alternativo, tem levado a ideia para as áreas mais pobres sempre com sucesso absoluto. A entidade tem treinado instaladores de luz engarrafada proporcionando uma fonte de renda e, em outras áreas micro empresários estão sendo capazes de produzir alimentos em pequenas hortas hidropônicas, utilizando a luz das garrafas para favorecer o crescimento das plantas. A entidade estima que pelo menos um milhão de pessoas irão se beneficiar da ideia até o começo do próximo ano.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo

Exit mobile version