Pouco mais de uma semana depois que o furacão Helene teve sua trajetória de estragos pelo sudeste americano, mais uma tempestade deve ameaçar o estado da Flórida na próxima semana. A tempestade tropical Milton acaba de se formar no Golfo do México e a previsão do National Hurricane Center (NHC) é de que ela possa chegar à categoria 3 na escala dos furacões.
Ainda de acordo com o NHC, a provável trajetória da tempestade aponta novamente para a costa oeste do estado, numa área ainda imprecisa. O cone de probabilidades mostra uma região que tem centro um pouco ao norte da cidade de Tampa. A previsão é de que Milton chegue à costa floridiana na tarde de quarta-feira (9), com ventos de até 112 mph, o que o colocaria na categoria 3 na escala, que vai até 5.
“A previsão oficial do NHC é de que Milton vai tornar-se um furacão em 36 horas, e em seguida fortalecer-se em um grande furacão em 72 horas. A tempestade deve intensificar-se rapidamente enquanto se move de oeste para leste pelo Golfo do México”, diz o boletim do NHC.
No sábado (5), o governador Ron DeSantis delarou estado de emergência em 35 condados, segundo nota à imprensa.