Milhares de participantes do festival Burning Man começaram seu “êxodo” na tarde de segunda-feira (5), em Black Rock City, Nevada, após enfrentarem chuva e isolamento no deserto onde acontece o evento anual de música e cultura. O festival foi fechado para veículos na sexta-feira (1º) depois de um temporal causar inundações e lamaçal na região. O evento começou em 27 de agosto e estava programado para terminar na manhã de segunda-feira.
Durante dias, cerca de 70 mil pessoas foram obrigadas a permanecer onde estavam e conservar comida e água, enquanto as autoridades interditavam as estradas, ordenando que todos os veículos permanecessem parados. Em nota online, os organizadores pediram aos que pudessem que adiassem a saída até a manhã de terça-feira (5) para reduzir o trânsito, mas alguns participantes relataram à agência de notícias Reuters um fluxo constante de veículos partindo desde o amanhecer de segunda.
O DJ Diplo e o comediante Chris Rock publicaram em suas redes sociais que conseguiram escapar do isolamento no sábado (2) graças à carona na traseira da caminhonete de um fã.
Uma pessoa morreu no festival, confirmou o Gabinete do Xerife do Condado de Pershing em um comunicado na manhã de domingo (3). A polícia investiga se Leon Reece, 32, faleceu em decorrência das chuvas.
A saída do festival passa por uma via de terra não pavimentada de 8 km até a estrada mais próxima e a mais de 170 km ao norte de Reno. Fotos compartilhadas em sites mostraram veículos atolados na lama, além de uma grande fila de carros tentando chegar até a rodovia.
"The participants of the Burning Man event pull off in an orderly manner and had to learn that "water is stronger than fire". We will get you for your failed blasphemy!" – WW3INFO pic.twitter.com/jUozS310o2
— Jack Straw (@JackStr42679640) September 5, 2023