Miami Jazz Fest estreia em novembro, com músicos brasileiros na programação e vai acontecer todos os anos
A vibrante mistura de culturas faz de Miami um local especial, e os reflexos marcantes dessa diversidade estão bem claros na música.
Justamente por isso é estranho imaginar que a cidade ainda não tivesse, até agora, um festival de jazz de verdade. Isso mudou, finalmente, graças à paixão e ousadia do produtor Carmen Cartiglia: amante do estilo musical que consagrou nomes como Duke Ellington, Billy Holiday, Chick Corea e Miles Davis, ele apostou na vocação do sul da Flórida para grandes eventos e está organizando a primeira edição do Miami Jazz Fest, nos dias 17 e 18 de novembro, no Bayfront Park (Downtown Miami), com o objetivo de repetir a dose anualmente.
Rose Max (e) é uma das atrações do festival, que tem em Ana Valente (d),
sua coordenadora de comunicação com os brasileiros
Muitas vezes, os eventos de jazz acabam incluindo artistas de outros gêneros, mas o Miami Jazz Fest vai reunir representantes genuinamente excepcionais deste estilo musical, vindos do mundo inteiro, garantiu Cartiglia. A expectativa do seu idealizador é que o festival também se transforme em referência no cenário do jazz, como acontece em outras cidades americanas, como Monterrey (Califórnia), Newport (Rhode Island) e Nova Orlenas (Lousiana), todos com décadas de tradição. E, o que é melhor, sempre como plataforma anual para exibir os grandes talentos da linhagem brasileira.
Mas para atingir este patamar é necessário dar o primeiro passo o que Cartiglia decidiu fazer agora, três anos depois de chegar a Miami. Além da programação de qualidade, ele conta com outro aspecto para ajudá-lo nesse processo: o local que sediará os shows. Situado à beira da Baía de Biscayne, o Klipsch Anfiteatro do Bayfront Park tem uma das vistas mais privilegiadas da cidade. O horário das apresentações permitirá ao público a visão inesquecível do pôr do sol de Miami, que será um personagem coadjuvante do espetáculo, imagina a baiana Ana Valente, que está à frente da produção do festival. O evento tem o apoio do jornal brasileior AcheiUSA.
No segundo dia do Miami Jazz Fest, o palco receberá alguns ícones vivos do puro jazz, entre eles o pianista Don Friedman, o saxofonista Mike DiRubbo, o inovador Warren Chiasson, o guitarrista Bucky Pizzarelli e o músico Monty Alexander, que já gravou com Frank Sinatra. A programação completa do festival, bem como algumas informações sobre o evento, estão no site .
Serviço
17 de novembro
(a partir de 4:30pm)
Rose Max & Ramatis
Maucha Adnet Quinteto
Patty Ascher Quinteto
Antonio Adolfo Quarteto
Joe Carter Trio
Trio da Paz (Rumero Lumbambo, Nilson Matta e Duduka da Fonseca)
18 de novembro
(a partir de 12:30pm)
Don Friedman Quarteto
Mike DiRubbo Quinteto
Jesse Jones Quinteto
Warren Chiasson Quarteto
Giacomo Gates Quarteto
Bucky Pizzarelli Trio
Jack Wilkins Quarteto
Monty Alexander Trio
Local: Klipsch Amphitheater
Bayfront Park
301 North Biscayne Boulevard
Miami Downtown, FL 33132
Preços: A partir de 45 dólares
Informações:
www.MiamiJazzFest.com