DA REDAÇÃO – O domingo (13) promete ser de muita gente nas ruas em Miami. Mas não é para protesto contra governos corruptos e escândalos de desvios de dinheiro público. A ideia, na 39ª edição do Calle Ocho Festival (ou “El Festival de la Calle Ocho”, para usar um idioma mais apropriado), é de que centenas de milhares de pessoas vão às ruas do distrito mais cubano de Miami para celebrar a cultura e herança de costumes cubanos.
O Carnaval com tempero cubano, com danças típicas e gastronomia da ilha caribenha, acontece das 10am às 7pm, ao longo de 19 blocos da 8th Street, em Downtown Miami. Organizado desde 1978 pelo Kiwanis Club of Little Havana, o Calle Ocho Festival estremece a cidade com sons que vão da salsa ao hip hop, com performances de dança de rua e artistas espalhados por oito palcos ao longo da via.
Como todo bom Carnaval, o da Calle Ocho também tem seu homenageado. Neste ano, quem recebe a honraria é o ator hollywoodiano Andy Garcia. Cubano de nascença, Garcia veio morar em Miami ainda criança. Alcançou o estrelato após estudar artes dramáticas na Florida International University (FIU) e emplacar papéis em longas como “The Untouchables” e “The Godfather: Part III”. O ator já confirmou presença no evento, onde deve se apresentar acompanhado de uma banda tocando jazz com influências, é claro, da ilha de Cuba.
“Para mim, é uma honra ter sido escolhido o Rei do Carnaval Miami 2016”, disse ele à organização do evento. “A música sempre me inspirou ao longo da minha carreira e estou muito empolgado em poder voltar às minhas raízes e me apresentar no lendário Calle Ocho Festival.”
SERVIÇO
39º Calle Ocho Festival
Data: domingo (13)
Local: SW 8th Street (entre 8th e 27th Ave)
Preço: grátis
Informações: carnavalmiami.com