Um menino de 12 anos morreu vítima de gripe dois dias depois de ser diagnosticado com a doença causada pelo vírus influenza. Dylan Winnik morava com o pai em West Palm Beach e passava alguns dias com a mãe em Coral Springs.
De acordo com a família, Dylan foi a uma festa de aniversário no sábado (20) em Wellington. Ele adoeceu e os familiares pensaram que seriam apenas um resfriado, mas em 48 horas, o quadro piorou muito. “É inacreditável e muito difícil de entender o que aconteceu. Não consigo acreditar que meu irmão se foi para sempre”, disse Sebastian Roa, o irmão mais velho da criança.
Dylan estudava na Okeeheelee Middle School in West Palm Beach e era muito querido por colegas e familiares.
A Flórida está entre os 26 estados em que o Centers for Disease Control and Prevention reportou com surto da doença. Médicos acreditam que o aumento expressivo da doença nos EUA se deve ao fato de que a vacina este ano tem apenas 32% de efetividade.
De acordo com CDC, o vírus da gripe já matou 30 crianças nos EUA. No inverno passado, 100 crianças morreram vítimas da influenza.
Sintomas da gripe
Também conhecida como influenza, a gripe é uma infecção do sistema respiratório cuja principal complicação é a pneumonia, responsável por um grande número de internações hospitalares e mortes no mundo. A gripe inicia-se com febre alta, em geral acima de 38ºC, seguida de dor muscular, dor de garganta, dor de cabeça e tosse seca.
A febre é o sintoma mais importante da gripe e dura em torno de três dias. Os sintomas respiratórios, como tosse, tornam-se mais evidentes com a progressão da gripe e mantêm-se, em geral, por três a quatro dias após o desaparecimento da febre. É uma doença muito comum em todo o mundo, sendo possível uma pessoa adquirir influenza várias vezes ao longo de sua vida. A gripe também é frequentemente confundida com outras viroses respiratórias e, por isso, o seu diagnóstico de certeza só é feito mediante exame laboratorial específico.
Apesar de esse termo gripe ser usado de forma genérica para sintomas como nariz entupido, espirros e dor de cabeça, a gripe e os resfriados são causados por vírus diferentes e apresentam algumas características que permitem a sua diferenciação. Enquanto a maioria das pessoas é infectada algumas vezes durante o ano com o vírus do resfriado, a gripe ocorre com menos frequência, manifestando-se, por exemplo, uma vez em alguns anos. (Com informações do site Minha Vida).