DA REDAÇÃO – A comunidade brasileira de Bethel, em Connecticut, está de luto. A menina Manuela Maria Macedo Silveira, de apenas 12 anos, é mais uma vítima fatal da depressão. Ela faleceu no último fim de semana, em casa, mas os parentes não divulgaram as circunstâncias da morte.
O pastor da Igreja que a família frequentava, Juracy de Souza, da Free Methodist Church, lançou uma campanha na Internet para angariar fundos para as despesas do enterro (https://www.gofundme.com/f/manuela-maria-macedo-silveira-funeral), que aconteceu na quinta-feira, dia 11 de julho. “Rogamos a todos que ajudem com orações”, diz o texto no GoFundMe.com.
Devido ao aumento no número de suicídios entre crianças e adolescentes, a Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou recentemente uma cartilha de apoio para prevenir os casos. O material está disponível no site da entidade (www.who.int). Um dos conselhos dados por especialistas é estabelecer um canal direto com os filhos para abordar o chamado Transtorno Depressivo, já que nesta idade eles são muito introspectivos.
Nos posts de apoio à família, muitos amigos mencionaram a importância do diálogo com os jovens. “Mantenha aberta a comunicação com seus filhos. Sem julgamentos, apenas compreensão”, disse Christy Nieves. “A depressão é conhecida como uma doença silenciosa”, ressaltou Downe Konrhaas.