Estados Unidos

Melania Trump defende direito ao aborto em seu livro e causa polêmica

Comentários de Melania Trump surgem no momento que Donald Trump e seu partido tentam suavizar a sua oposição ao aborto, tema crucial que ameaça seu apoio entre as eleitores femininas na corrida de retorno à presidência.

Em vídeo postado hoje, dia 3 de outubro, Melania Trump deixa claro que acredita que não há espaço para negociação quando o assunto é os direitos das mulheres. Nas prévias de seu novo livro, que será lançado na semana que vem, ela se posiciona a favor do aborto “livre de qualquer intervenção do governo” e diz que “a liberdade individual é um princípio fundamental”. E ela ainda questiona: “O que significa ‘meu corpo, minha escolha’ realmente?”, frase que está amplamente estampada em toda a mídia.

Essa defesa dos direitos ao aborto pega todos de surpresa, já que contrasta com a posição do seu marido, Donald Trump, e isso a apenas um mês das eleições.

O ex-presidente frequentemente menciona ter ajudado a revogar o Roe v. Wade, que tirou as proteções federais ao aborto. Embora ele tenha mencionado que vetaria uma proibição federal ao aborto se fosse reeleito, ele também sugere que essa decisão deve ser deixada para os estados.

Melania se manteve bem discreta durante a campanha do marido, mas suas postagens nas redes sociais têm chamado atenção, principalmente agora que ela está promovendo seu livro de memórias. A declaração dela sobre o aborto causou comoção, especialmente porque Donald tem mudado de posição sobre o tema ao longo da campanha. Em debate recente contra a vice-presidente Kamala Harris, ele hesitou em dizer se apoiaria uma proibição nacional ao aborto.

Recentemente, Trump declarou numa postagem em letras maiúsculas nas redes sociais que “todos sabem que eu não apoiaria uma proibição federal ao aborto, sob quaisquer circunstâncias, e, de fato, vetaria, porque cabe aos estados decidir com base na vontade de seus eleitores”. Ele também destacou que apoia exceções para casos de aborto em situações de estupro, incesto ou risco à vida da mulher.

Essa posição de Melania também se alinha com a estratégia de democratas, como a vice-presidente Harris, que estão colocando o aborto no centro da discussão, mostrando como as políticas de Trump afetam as mulheres. Uma porta-voz da campanha de Harris até criticou a discordância entre Melania e seu marido, dizendo que as políticas dele ameaçam a saúde e a liberdade das mulheres.

A mídia também não hesitou ao lembrar que Melania não é a primeira ex-primeira-dama republicana a se manifestar a favor dos direitos ao aborto; Laura Bush fez declarações parecidas depois do mandato de seu marido, George W. Bush.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo