Histórico

Martha Luizza

O furacão Martha Luizza

Quem vê a moreninha delicada sequer pode imaginar que ela se transforma quando sobe ao palco. Local que, aliás, ela considera seu habitat. Martha Luizza é o tipo de artista que se sente bem no palco, cantando, dançando e agitando o público.

Desde pequena, ela traz consigo a chama de se apresentar em público, quando cantava no coral da Igreja Pentecostal de Governador Valadares, em Minas Gerais, sua cidade natal. Mas seus pais são baianos, de onde ela acredita possa ter vindo sua paixão pelo axé, pelo carnaval e por todo o tipo de música movimentada que contagia o pessoal.

A cristã evangélica (“mas não sou daquelas fanáticas, não”, corrige), que continua firme com sua fé em Deus, deixou o coral da igreja e partiu para outros desafios. E isto significou até mesmo trocar Governador Valadares por Belo Horizonte, a capital do estado, onde ela começou a cantar em barzinhos para mostrar seu talento.

Sua eletricidade, porém, a levou a participar de algumas bandas na capital mineira, mas seu trabalho não decolou como ela gostaria.

Se a área profissional não estava caminhando como esperava, pelo menos Martha Luizza viveu uma experiência incrível: ser mãe aos 18 anos de idade. O casamento, porém, não deu certo e a irriquieta mineira achou que era o momento certo para dar uma virada em sua vida e retomar a carreira de cantora.

Estados Unidos, a nova opção

Insatisfeita com os rumos de sua carreira no Brasil, Martha Luizza achou que uma mudança de ares lhe faria bem. Decidiu então deixar as filhas (ela teve mais uma menina, fruto de outro relacionamento) com sua mãe e mudar de país.

Com muita vontade na bagagem e o sonho de ser uma cantora reconhecida em sua mente, ela desembarcou em New Jersey, onde morou durante dois anos, e integrou algumas bandas lá no norte do país.

Sua brejeirice, porém, combinava mais com o clima quente da Flórida, daí ela veio para cá quatro anos atrás, e parece finalmente ter encontrado seu lugar no planeta. Aqui, começou a fazer shows, se envolveu com festivais de música – sua canção, em parceria com João Serra, se classificou em terceiro lugar no Festival MPB, seção Flórida -, se descobriu uma cantora de ritmos balançados e compositora.

“De repente, estou sonhando e acordo com as letras de uma canção. Aí, preciso anotar ou falar num gravador para não perder a inspiração”, comentou a artista. Claro, que o sonho se desfaz, mas tudo na vida tem um preço a pagar.

Martha Luizza, no entanto, não é apenas sonhadora. É uma mulher determinada. Quando Ivete Sangalo esteve em Miami para apresentar seu show, ela deu plantão em frente ao hotel onde a artista estava hospedada, enviou flores para o quarto da diva e se fez notada.

Tão notada, que Ivete Sangalo permitiu que ela abrisse seu show: “Você é persistente. Merece uma oportunidade”.

Disco e show à vista

Essa participação especial catapultou a carreira de Martha Luizza. Ela foi ao Brasil onde fez a pré-produção de seu disco com Ricardo Leão, tecladista da banda da cantora Simone, e coordenador musical do Som Brasil.

Agora, seu disco está em fase final de produção, com as mixagens a cargo de Felipe Schauer, um paulista, que já tem em seu currículo Grammys ganhos por ter produzido discos para a cantora colombiana Shakira e outros artistas internacionais. Felipe está, inclusive, finalizando a faixa que Martha Luizza considera o carro-chefe de seu disco, que é um misto de axé, salsa e reggaeton.
Com intenção de ampliar seu horizonte de público, a cantora brasileira gravou as canções em português e em espanhol, e seu disco terá 11 faixas, das quais sete músicas são de sua autoria, sendo cinco delas inéditas. Até mesmo o clássico de Denis Brean, gravado por João Gilberto, Bahia com H, estará no disco de Martha Luizza, com sua interpretação peculiar, é claro.

Como se não bastasse, ela fará o carnaval no Club Revolution, no dia 10 de fevereiro. “Vai ser naquela área externa”, explica a cantora, toda animada com a possibilildade de sacudir a casa de shows de Fort Lauderdale, com Martha Luizza & banda. Além dela, o carnaval no Club Revolution terá as bandas Pimenta Malagueta e BR Family (esta vinda de Boston), mais dois DJs, cujos nomes estão sendo mantidos em sigilo.

Em maio, ela estará abrindo o show do Press Award. “Estou empolgada. Sempre quis participar deste projeto”, exulta a cantora.

Não só cantora, aliás. Martha Luizza é dona da produtora Casca de Coco Entertainment, uma proposta de reunir os artistas brasileiros do sul da Flórida e trabalhar em conjunto. “Acho que podemos nos unir numa espécie de cooperativa e mandar um show completo para o cliente, o que é bom para todos. Os artistas passam a ampliar seu mercado de trabalho e os clientes negociam somente com uma pessoa”, analisa.

Você, leitor, portanto, já sabe quem é Martha Luizza, e não vai querer perder a oportunidade de melhor conhecer seu trabalho artístico, seja apresentando-se ao vivo ou através de seu CD.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo

Exit mobile version