Ao todo 35 países estarão sendo representados por líderes mulheres que desenvolvem ou já desenvolveram ações em prol do meio ambiente. O objetivo é criar uma agenda de ações dentro desses países participantes.
O grupo de mulheres é formado por cientistas, empresárias, líderes indígenas, ativistas, professoras e políticas. Além da Marina Silva, outros nomes conhecidos estarão presentes, como: Mary Robinson, ex-presidente da Irlanda; Jody William, ganhadora do prêmio Nobel da Paz; a bióloga marinha, Sylvia Earle, e a ativista ambiental, Vandana Shiva, da Índia. Outras dezenas de mulheres representando organizações de peso na proteção do meio ambiente e direitos humanos ao redor do mundo também fazem parte do seleto grupo de convidadas.
“Nós estamos trazendo essas líderes para essa discussão em um momento crucial para o mundo. Nós sabemos que essas mulheres estão em posição de implementar soluções para problemas de grande impacto no meio ambiente”, disse Osprey Orielle Lake, co-fundadora do encontro.
A brasileira Marina Silva, natural do Acre, é ambientalista, já foi senadora por 16 anos e ministra do Meio Ambiente no Governo Lula de 2003 a 2008. Ela também foi candidata à Presidência da República em 2010 pelo Partido Verde (PV), agora está num processo de fundação de um novo partido político que terá como foco a sustentabilidade econômica.