Histórico

Manifestações ganham fôlego no país e ativistas querem pressionar Congresso

Passeatas neste sábado devem acontecer em pelo menos 30 estados, reunindo milhões de pessoas

As manifestações em defesa de uma reforma imigratória ampla e justa ganharam um novo impulso depois da lei aprovada no estado do Arizona, na semana passada. Passeatas em pelo menos 30 grandes metrópoles americanas já estão agendadas e o objetivo é um só: mostrar ao país que os indocumentados exigem uma atitude concreta do governo em relação ao problema que atinge mais de 10 milhões de pessoas na América.

A pressão sobre o Congresso será grande, especialmente depois da medida adotada no Arizona, que deve aumentar o número de deportações naquele estado. “Os protestos acontecerão em pelo menos 30 estados, pois a lei aprovada recentemente colocou mais lenha na fogueira”, disse Juan Carlos Ruiz, da Federação Latina, que está organizando uma passeata em Wisconsin.

Em Miami, a concentração será na esquina da 3rd Street com a 2nd Avenue NW, em Downtown, a partir de 9 am, sob organização do ativista Juan Pablo Chavez. Mas a maior das manifestações deve acontecer mesmo em Washington DC. Segundo Sarahi Uribe, da The National Day Laborer Organizating Network, comentou que a mobilização precisa mostrar aos parlamentares que o Congresso precisa agir. “Arizona nos despertou um espírito de luta”, assinalou Uribe.

Um dos participante do ato na capital americana será o brasileiro Felipe Matos, que desde 1º de janeiro está na estrada para chamar a atenção sobre o problema. O final da jornada do ‘Trail of Dreams’ (ou ‘Caminho dos Sonhos’) será justamente neste sábado, em frente ao Congresso Nacional.

Na caminhada de 1.500 milhas até a capital americana, Felipe e seus amigos participaram de comícios, conversaram com lideranças comunitárias, ouviram dos indocumentados as suas queixas e, mais importante, reuniram um abaixo-assinado com mais de 30 mil nomes de pessoas que defendem a reforma. Este documento será entregue a Barack Obama. “Presidente, não podemos esperar mais”, afirmou Felipe, num apelo dramático.

Para buscar novas informações sobre passeatas em todo o país, acesse o site www.reformamigratoriaproamerica.org/encuentra-una-marcha.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo