Mais de 50 sinagogas receberam uma ameaça de bomba na terça-feira (18) na Flórida. Houve varreduras e evacuações preventivas, além de momentos de tensão para visitantes e funcionários.
Um homem identificado como Paul Morris foi preso em Boca Raton, acusado de postar ameaças antissemitas nas redes sociais. A polícia disse que Morris, 26 anos, enfrenta acusações de escrever ameaças de tiroteios em massa e terrorismo. “Todos deveriam se importar. Infelizmente, o ódio que começa na comunidade judaica transborda e se torna um problema para todos”, disse o rabino Josh Broide, da Sinagoga de Boca Raton.
No condado de Broward, as autoridades disseram que uma sinagoga em Hollywood foi evacuada e não houve feridos ou prisões. As autoridades estaduais estão investigando a ameaça. “Destinamos dezenas de milhões para combater o crescente antissemitismo”, disse o governador Ron DeSantis. “Se alguém tentar trazê-lo para cá, enfrentará uma resistência significativa”, completou.
Em Coral Gables, a polícia disse que avaliou rapidamente a ameaça e determinou que ela não tinha credibilidade. Sharon Israel Moskowitz, diretora executiva do Templo Judea, divulgou um comunicado. “Tivemos que evacuar o campus hoje mais cedo sob a direção das autoridades policiais, em conjunto com nosso diretor executivo e a equipe de segurança do templo. Queremos assegurar a todos que estão seguros”, escreveu Moskowitz.