Pelo menos 31 estados americanos (do total de 50) anunciaram planos de reabrir lojas, restaurantes e outros estabelecimentos considerados não essenciais nos próximos dias. O distanciamento social, uso de máscaras e cuidados redobrados com a higiene são os pontos comuns anunciados pelas lideranças estaduais.
Na Flórida, o governador Ron DeSantis autorizou que o Estado comece a funcionar de forma gradual a partir de segunda-feira (4). Os condados de Miami-Dade, Broward e Palm Beach foram excluídos dos planos por concentrarem mais de 50% dos casos de coronavírus na Flórida.
A primeira fase do plano “Safe. Smart. Step-by-Step” inclui:
- Restaurantes podem abrir com 25% da capacidade do lado de dentro e, do lado de fora, as mesas terão que ficar a seis pés de distância umas das outras;
- Lojas podem reabrir com 25% da capacidade;
- Cirurgias eletivas estão autorizadas;
- Museus e livrarias podem abrir com 25% da capacidade.
- A maior parte das praias do Estado estão abertas com algumas restrições de horário. É proibida a aglomeração na areia.
Escolas permanecem fechadas e com ensino à distância até o início do próximo ano letivo; bares, academias também continuam fechados, bem como salas de cinema. Parques temáticos de Orlando permanecem fechados.
O governador recomenda o uso de máscaras em locais em que não é possível manter a distância social. Ele afirma que o uso não é obrigatório e vai da consciência de cada um.
O governador disse que o Estado está “dando um passo de cada vez na direção de um futuro cheio de esperança”. Ele ressaltou que o Sul da Flórida deve passar para esta primeira fase “em breve”.
Outros estados
Na Califórnia, o governador Gavin Newsom voltou atrás e, devido à aglomeração nas praias e parques, vai voltar a fechá-los.
No Arizona, o governador Doug Ducey decidiu manter a quarentena (com apenas serviços essenciais abertos) até o dia 15 de maio.
Em West Viriginia, dentistas poderão voltar ao trabalho nesta quinta-feira (30). Restaurantes, igrejas e salões de beleza poderão reabrir na segunda-feira (4), com restrições.