Histórico

Maestro João Carlos Martins anuncia concerto em Broward

Apresentação será no dia 22 de setembro, com Filarmônica e bateria da escola de samba Vai-Vai

Homenageado pela escola de samba Vai-Vai, a campeã do carnaval paulista, o maestro João Carlos Martins acabou comemorando o título em solo americano. Ele esteve na Flórida e em New York para escolher os locais onde se apresentará numa futura turnê, marcada para setembro. Na oportunidade, ele se apresentará com a sua Bachiana Filarmônica SESI SP, composta de jovens instrumentistas, ao lado justamente de integrantes da bateria da agremiação. O concerto vai mostrar, além de obras do compositor alemão Johann Sebastian Bach, números que mostram as influências africanas nas músicas brasileira (samba) e americana (jazz).

Na quinta-feira, o maestro foi o convidado especial do café da manhã organizado pela BACCF, veja as fotos em Eventos, no Broward Center for the Performing Arts, que será palco da apresentação no dia 22 de setembro. “Já estamos trabalhando na pesquisa sobre as músicas e começamos os ensaios em breve”, contou o maestro, em coletiva à imprensa após o evento.

Perguntado se o coração bateu mais forte no Sambódromo do Anhembi, em São Paulo, do que no Carnegie Hall, em New York, onde costuma se apresentar, João Carlos não teve dúvidas: “Desfilar pela avenida, diante do povo, foi a maior emoção da minha vida. Sem comparações”, afirmou o homenageado, que não parou de chorar durante todo o desfile. E ele também emocionou os convidados no evento da Câmara de Comércio Brasil Estados Unidos da Flórida (BACCF), quando tocou um número de Bach.João Carlos Martins sempre foi um dos mais conceituados pianistas do mundo, mas sua história de vida e talento ficaram mais conhecidos do grande público depois que ele deu seu depoimento de superação e força de vontade numa novela da TV Globo: uma sucessão de acidentes prejudicou sua carreira, mas ele se recusou a abandonar sua paixão ” e passou a estudar regência. Hoje ele mantém um projeto de popularização da música clássica, que atende mais de 1.500 jovens.

A vida do maestro e seu amor à arte também já foram tema de um documentário produzido na Europa, mas ganhará agora um longa metragem: ‘João’ será dirigido por Bruno Barreto, com Rodrigo Santoro vivendo o protagonista. “Quem sabe essa não passará a ser a maior emoção da minha vida?”, indagou o maestro.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo