O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva foi internado no domingo (20) no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, para a tratar uma lesão na laringe. Segundo boletim médico divulgado pelo hospital, Lula foi submetido a uma laringoscopia e o procedimento mostrou ausência de neoplasia, ou seja, de tumor. O petista teve alta na manhã de segunda-feira (21), pouco antes das 8h, e passa bem.
Em 12 de novembro, Lula esteve no mesmo hospital para realizar exames de rotina antes de viajar ao Egito, onde participou da COP27. Na ocasião, boletim divulgado à imprensa apontava exames “normais e seguem mostrando completa remissão do tumor diagnosticado em 2011”. O presidente eleito, no entanto, apresentou inflamação na garganta “por esforço vocal” e leucoplasia na laringe, que são lesões espessas e brancas.
O presidente eleito tinha planos de ir à Brasília na terça-feira (22) para reuniões com a equipe de transição mas, devido ao procedimento médico, Lula cancelou agenda pública para cumprir período de repouso e recuperação. Ainda não foi confirmada a data que Lula viaja para a capital federal.