O presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu nesta quarta-feira (20) com o presidente americano Joe Biden, em New York. Segundo entre os presidentes neste ano, o encontro resultou no lançamento da “Parceria pelos Direitos dos Trabalhadores e Trabalhadoras”, proposta que prevê ações conjuntas para promover melhorias nas condições de trabalhadores, incluindo quem trabalha por meio de aplicativos.
Ao lado de Joe Biden, Lula disse que os dois países devem se aliar em busca de um propósito comum. “Espero que a relação Estados Unidos e Brasil seja aperfeiçoada e que a gente se trate e se comporte como amigos em busca de um objetivo comum: desenvolvimento e melhoria de vida do povo”, disse.
Segundo o governo brasileiro, Brasil e Estados Unidos pretendem, juntos, incentivar a geração de empregos com cobertura de direitos trabalhistas e proteger quem trabalha por meio de plataformas digitais como as de transporte de passageiros e entrega de comida.
O governo brasileiro informou que a parceria com os EUA tem os seguintes objetivos:
- Ampliar o conhecimento sobre direitos trabalhistas;
- Garantir que a transição energética ofereça empregos que não sejam precários;
- Aumentar a importância dos trabalhadores em organismos como G20 e nas conferências do clima (COP 28 e COP 30);
- Apoiar e coordenar programas de cooperação técnica relacionados ao trabalho;
- Capacitar trabalhadores e proteger direitos de quem trabalha por meio de plataformas digitais;
- Buscar parceiros do setor privado para criar empregos dignos nas principais cadeias de produção, combater a discriminação e promover a diversidade.
Lula viajou a New York para participar do debate de chefes de Estado e governo da Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU), onde ele foi o primeiro a falar. Lula aproveitou a viagem para se reunir com outros chefes de Estado e de governo, e para lançar a parceria com os EUA.
*com informações do G1