O Brasil foi o único país da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) excluído do sorteio anual de 55 mil vistos de residência nos Estados Unidos, cujas inscrições começaram em outubro e abrangem 182 nações e territórios. De acordo com as instruções do sorteio divulgadas pelo Departamento de Estado norte-americano, as inscrições no Diversity Visa Lottery 2010 terminam em 1º de dezembro, e, pelo terceiro ano consecutivo, o Brasil integra o grupo de países cujos cidadãos não podem inscrever-se por terem enviado para os Estados Unidos mais de 50 mil imigrantes nos últimos cinco anos.
Segundo estatísticas dos Serviços de Cidadania e Imigração dos Estados Unidos (US Citizenship and Immigration Services), nos últimos cinco anos, fixaram-se legalmente nos Estados Unidos 65.747 brasileiros, 14.295 dos quais em 2007. Canadá, China, Colômbia, República Dominicana, Equador, El Salvador, Guatemala, Haiti, Índia, Jamaica, México, Paquistão, Filipinas, Peru, Polônia, Coréia do Sul, Reino Unido (excepto a Irlanda do Norte) e o Vietnã são os restantes países considerados não elegíveis para a atribuição dos vistos do Diversity Visa Lottery 2010 (DV-2010).
As instruções para o sorteio estão disponíveis no portal www.travel.state.gov e a candidatura deverá ser submetida por via eletrônica no site www.dvlottery.state.gov. O sorteio dos vistos vai acontecer em 2009.