Estados Unidos

Kraft Heinz retira das escolas produto que traz risco à saúde das crianças

Retirada dos Lunchables levanta questões importantes sobre a segurança alimentar e os padrões nutricionais nas escolas dos EUA.

Kraft Heinz retira produto com altos níveis de sódio das escolas e faz aumentar questionamento sobre a qualidade dos lanches escolares. Foto: Flickr/ Mike Mozart

A Kraft Heinz anunciou que retirou os Lunchables do National School Lunch Program (NSLP) após uma análise do Consumer Reports apontar níveis elevados de sódio, chumbo e cádmio nos produtos. A decisão também foi motivada pela baixa demanda desses kits nas escolas, apesar de atenderem aos requisitos nutricionais exigidos pelo programa.

A retirada dos Lunchables destaca a crescente preocupação com a qualidade da alimentação nas escolas dos Estados Unidos. O NSLP oferece refeições a mais de 30 milhões de estudantes em cerca de 100 mil escolas, com o objetivo de garantir opções alimentares saudáveis e acessíveis para crianças de famílias de baixa renda. Há uma crescente pressão para reduzir o consumo de sódio e açúcar nas refeições, como sugerido pelo Departamento de Agricultura (USDA).

Os Lunchables foram introduzidos no programa escolar no ano passado com versões como Turkey & Cheddar Cracker Stackers e Extra Cheesy Pizza. Mas testes realizados pelo Consumer Reports mostram que essas versões continham níveis de sódio mais altos do que os encontrados nas versões vendidas no mercado, chegando a 930 miligramas por porção, aumentando significativamente o risco de problemas de saúde, como hipertensão e doenças cardíacas.

Além disso, o Consumer Reports detectou a presença de chumbo e cádmio em todos os kits testados, embora os níveis estivessem dentro dos limites permitidos pelas autoridades federais. O cádmio prejudica os rins e os ossos, e o chumbo é um metal pesado altamente tóxico, podendo afetar negativamente o desenvolvimento e a saúde das crianças a longo prazo.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo