Imigração

Kiko, do Chaves, faz campanha contra imigração ilegal nos Estados Unidos

Campanha da Embaixada dos EUA no México conta com o personagem Kiko, de "Chaves", para alertar sobre os perigos da imigração ilegal

Kiko, personagem de “Chaves”, faz campanha para o Consulado americano no México. Foto: YouTube

O ator mexicano Carlos Villagrán, conhecido por seu personagem Kiko, do extinto seriado de TV “Chaves”, acaba de estrelar uma campanha da embaixada americana no México contra a imigração ilegal nos Estados Unidos. “Cale-se, cale-se, vocês me deixam louco”, fala o ator, em espanhol, repetindo o famoso bordão do personagem. “Tenho uma coisa muito importante para dizer. Não cruzem a fronteira dos Estados Unidos porque podem estar em perigo sua mãe, seu pai, seu tio, gato, periquito, todo mundo. Melhor: ‘Cruza Legal'”, recomenda aos compatriotas, mencionando o nome da campanha.

Villagrán contribuiu com a embaixada gravando também um vídeo que fala sobre o trabalho ilegal dos coiotes e outros perigos da travessia. Na gravação, Kiko aparece brincando com um caminhão e um carro de brinquedo, simulando um acidente. No último mês de agosto, por exemplo, houve uma colisão de um ônibus com venezuelanos que deixou 16 mortos. Em julho, as autoridades mexicanas encontraram um caminhão abandonado com mais de 300 imigrantes ilegais presos em seu interior.

Desde o seu lançamento, na semana passada, a campanha vem causando polêmica na internet, com usuários chamando Villagrán de insensível às crises econômicas e políticas que vivem muitos de seus compatriotas e outros latino-americanos que tentam entrar nos EUA pelo México.

A prisão de imigrantes na fronteira dos EUA com o México bateu recorde em setembro, com 200 mil casos reportados.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo