Estados Unidos Manchete

Kamala tem 60% dos votos de brasileiros e Trump 35%, aponta pesquisa do Instituto Idea

O estudo foi realizado entre os dias 6 e 12 de outubro nos estados da Flórida, Virgínia, Maryland, Nova Jersey, Nova York, Massachusetts, Texas, Illinois e Califórnia e no distrito de Columbia.

Pesquisa indica preferência de eleitores brasileiros por Kamala Harris (Foto: Gage Skidmore/Flickr)
Pesquisa indica preferência de eleitores brasileiros por Kamala Harris (Foto: Gage Skidmore/Flickr)

Pesquisa do Instituto Ideia realizada junto aos brasileiros residentes com direito à voto aponta que 60% votarão em Kamala Harris, 35% preferem Donald Trump, 2% preferem outro candidato (embora não existam nomes independentes na disputa) e 3% não sabem em quem votar. O estudo ouviu 802 brasileiros maiores de 18 anos no período de 6 a 12 de outubro nos estados da Flórida, Virgínia, Maryland, Nova Jersey, Nova York, Massachusetts, Texas, Illinois e Califórnia, além do Distrito de Columbia. A eleição será realizada em 5 de novembro.

Os entrevistados também foram questionados sobre quem deve ganhar a eleição. Metade deles avalia que a candidata democrata será a vencedora, enquanto 45% acreditam que o republicano será o eleito e 5% não souberam opinar. Em 2020, o instituto também fez pesquisas com eleitores brasileiros e em outubro daquele ano Biden tinha 71% de preferência, ante 27% de Trump. O democrata venceu a eleição.

“Uma curiosidade da nossa série de pesquisas com o público brasileiro é que ele tem ‘acertado’ o vencedor. Em 2016, a maioria dele dizia que Trump iria vencer e, em 2020, Biden. Agora, eles veem uma vitória apertada de Kamala Harris”, disse a presidente do Instituto Ideia, Cila Schulman, à EXAME.  

Entrevistados também opinam sobre quem foi o melhor presidente

A pesquisa também perguntou aos entrevistados quem foi o melhor presidente para a comunidade brasileira. O democrata Joe Biden teve 60% das respostas enquanto seu antecessor Donald Trump ficou com 33% das menções. Os demais 7% não souberam avaliar.

Schulman explica que mesmo os brasileiros em situação regular no país temem que uma mudança drástica na legislação os expulse. Portanto, vivem um clima de maior insegurança pessoal, mesmo os que têm curso superior e renda. Segundo estimativa do Itamaraty cerca de 2 milhões de brasileiros vivem nos Estados Unidos, um número 20% maior do que em 2016. Entre 2013 e 2022, 103 mil brasileiros obtiveram a cidadania americana, de acordo com dados do governo.

A presidente do instituto ressalta que o apoio da comunidade brasileira aos republicanos vem crescendo nos últimos anos, assim como ocorre com a comunidade latina em geral. Na pesquisa realizada em 2016, 10% dos brasileiros preferiam o republicano, percentual que subiu para 27% em 2020 e neste ano está em 35%.

“O perfil destes brasileiros que apoiam republicanos é de eleitores mais velhos, entre 50 e 60 anos, evangélicos, conservadores, empreendedores, muitos deles nos ramos de alimentação, comércio, esportes, como artes marciais, e salões de beleza. Ou seja, são brasileiros que empregam, em vez de serem empregados”, esclarece a presidente do Instituto Ideia.

As informações são do portal EXAME.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo

Exit mobile version