Na mais recente pesquisa Reuters/Ipsos, a vice-presidente Kamala Harris superou o ex-presidente Donald Trump com uma vantagem de dois pontos percentuais, marcando 44% contra 42% do republicano. Este levantamento foi realizado após a decisão de Joe Biden de encerrar sua candidatura à reeleição e apoiar Harris.
A pesquisa, conduzida online na segunda (22) e terça-feira (23), entrevistou 1.241 adultos nos EUA, sendo 1.018 eleitores registrados. Na pesquisa anterior, realizada antes da retirada de Biden, o presidente estava ligeiramente atrás de Trump, com uma diferença de dois pontos percentuais. A liderança de Harris sobre Trump está dentro da margem de erro de 3 pontos percentuais.
O levantamento também revela que Harris é vista como mais competente mentalmente do que Biden e Trump, com 56% dos eleitores registrados concordando que ela é “mentalmente afiada e capaz de lidar com desafios,” em comparação com 49% para Trump e apenas 22% para Biden. Entre os eleitores democratas, Harris é favorecida por 91%, enquanto Biden é bem visto por 80%. Três quartos dos eleitores democratas acreditam que o partido deve apoiar Harris agora, ao contrário de um quarto que defende a competição entre vários candidatos pela indicação.
Especialistas em pesquisas eleitorais, como Tony Fabrizio, que trabalha para a campanha de Trump, minimizam o impacto positivo momentâneo de Harris. Segundo Fabrizio, o aumento no apoio a Harris é temporário, impulsionado pela cobertura midiática intensa de sua nova candidatura.
Fonte: Reuters