Kamala Harris, vice-presidente dos Estados Unidos, assumiu os holofotes em seu primeiro discurso público após Joe Biden anunciar sua desistência da corrida presidencial. O pronunciamento ocorreu nesta segunda-feira (22) em um evento da National Collegiate Athletic Association (NCAA) na Casa Branca. Harris, que ainda não foi oficializada como candidata pelo Partido Democrata, agradeceu a Biden por seu apoio e exaltou seu legado como presidente, descrevendo-o como “incomparável”.
“Em nome do povo americano, agradeço a Joe Biden por sua liderança extraordinária como Presidente dos Estados Unidos e por suas décadas de serviço ao nosso país. Estou honrada por ter o apoio do presidente e minha intenção é merecer e ganhar esta nomeação”, disse Harris. Durante o discurso, a vice-presidente optou por não responder perguntas dos jornalistas, mantendo o foco em sua mensagem de unidade e continuidade. “Juntos, vamos vencer”, afirmou ela nas redes sociais, anunciando também sua primeira viagem de campanha para Wilmington, Wisconsin. Este movimento sugere que Harris está se posicionando rapidamente para se definir aos eleitores como a sucessora natural na corrida presidencial.
Embora a vice-presidente seja vista como uma das favoritas dentro do partido para assumir a candidatura, a oficialização de sua indicação ainda depende de processos internos e do apoio de outros membros proeminentes do partido. Vários políticos democratas já expressaram publicamente seu apoio a Harris, destacando sua capacidade de unir e liderar o partido neste momento crucial.
Enquanto isso, o candidato republicano Donald Trump, comentou que vê Harris como uma adversária menos desafiadora do que Biden, intensificando o clima de competição. O partido agora enfrenta o desafio de consolidar o apoio em torno de Harris, enquanto ela busca estabelecer sua plataforma e visão para as eleições de novembro.