Imigração

Juíza é presa pelo FBI por ajudar imigrante a escapar de detenção

Caso reacende debate sobre o papel do Judiciário nas políticas de imigração dos EUA.

A juíza Hannah Dugan de Wisconsin foi presa sob suspeita de ter “intencionalmente desviado agentes federais” de um imigrante indocumentado. Foto: Reprodução TV

A juíza Hannah Dugan, do Tribunal do Condado de Milwaukee, foi presa na manhã de sexta-feira (25) por agentes do FBI, acusada de obstruir uma operação federal de imigração. Segundo documentos judiciais, Dugan teria permitido que Eduardo Flores-Ruiz, um imigrante mexicano sem documentação, evitasse a detenção por agentes do ICE ao sair por uma porta não pública do tribunal durante uma audiência em 18 de abril.

De acordo com a acusação, Dugan orientou Flores-Ruiz e seu advogado a deixarem o tribunal por um corredor reservado, antes que os agentes federais pudessem efetuar a prisão. Flores-Ruiz, que enfrentava acusações de agressão doméstica, foi posteriormente detido após uma perseguição a pé.

O caso gerou reações políticas intensas. Democratas criticaram a prisão como uma tentativa do governo Trump de intimidar o Judiciário e avançar uma agenda anti-imigração. Já republicanos defenderam a ação, alegando que juízes não devem interferir na aplicação das leis federais.

Dugan, eleita em 2016 e com histórico em serviços jurídicos comunitários, enfrenta acusações de obstrução de justiça e ocultação de indivíduo para evitar prisão. Ela foi liberada após audiência preliminar e aguarda nova audiência marcada para 15 de maio.

Com informações da Reuters e Associated Press.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo