Um juiz de New York ordenou que Donald Trump pague $2 milhões em restituições depois que o presidente admitiu ter usado fundos da sua própria fundação para a campanha de 2016.
A ordem partiu na quinta-feira (6), emitida pelo juiz do Supremo Tribunal de Justiça do estado de New York, Saliann Scarpulla, como resultado de uma ação impetrada pela promotoria geral do estado relativa a violações nas leis estaduais para instituições sem fins lucrativos.
A decisão foi baseada no argumento de que a Trump Foundation promoveu uma arrecadação de fundos pela TV em Iowa que foram depois desviados para pagar despesas da campanha política do então candidato à presidência em 2016.
A procuradora-geral do estado de New York, Letitia James, disse em nota que ela chegou a um acordo com Trump para resolver o caso sem necessidade de julgamento. Ela disse que Trump admitiu “usar indevidamente fundos da Trump Foundation”.
O acordo envolve também os filhos de Trump, Donald Trump Jr., Ivanka Trump e Eric Trump, que fazem parte da diretoria da fundação.