Estados Unidos Imigração

Juiz bloqueia possível envio de venezuelanos para Guantánamo

Trump declarou que planeja criar um abrigo com capacidade para até 30 mil imigrantes na base naval

: A base militar na Baía de Guantánamo, em Cuba, é de alta segurança e conhecida por abrigar suspeitos de terrorismo
A base militar na Baía de Guantánamo, em Cuba, é de alta segurança e conhecida por abrigar suspeitos de terrorismo (Foto: Flickr)

O juiz Kenneth Gonzales, do Tribunal Distrital Federal do Novo México, emitiu neste domingo, 9, uma ordem para impedir o envio de três homens venezuelanos para a base militar na Baía de Guantánamo, em Cuba. Os imigrantes têm um caso pendente em um tribunal do estado, em que alegam uma detenção prolongada ilegal após entrarem nos Estados Unidos em busca de proteção.

A União Americana pelas Liberdades Civis exigiu na sexta, 7, acesso aos imigrantes que foram levados pelos militares para a Baía de Guantánamo, afirmando que o governo forneceu pouquíssimas informações sobre as pessoas e suas detenções. O caso levanta questionamento sobre violação das leis americanas e internacionais.

O Departamento de Segurança Interna informou na semana passada que o primeiro grupo a ser encaminhado para a prisão militar era de supostos membros da gangue venezuelana Tren de Aragua. No entanto, não forneceu detalhes sobre as acusações ou condenações.

O presidente Donald Trump declarou no final de janeiro que tinha planos de criar na base naval um abrigo para até 30 mil imigrantes. A prisão de alta segurança é conhecida por abrigar suspeitos de terrorismo.

Com informações da CNN.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo