Se você foi surpreendido nesta terça-feira (9) com fotos de amigos e parentes jovens nas redes sociais sendo vacinados contra a covid-19 no campo federal de vacinação do Miami Dade College North em Miami, você não foi o único. Centenas de adultos maiores de 18 anos conseguiram a tão sonhada vacina no local sem prescrição médica, apenas com paciência para aguardar na fila quilométrica. Muitos brasileiros estão entre eles.
Marina*, de 38 anos, (nome trocado a pedido da entrevistada) chegou ao local sem agendar às 9 da manhã e recebeu a dose única da vacina Johnson & Johnson às 4:45 da tarde. “Não marquei, apenas fui para a fila e consegui ser vacinada”, disse ao AcheiUSA.
Um policial que estava coordenando as filas no local disse à reportagem do Sunsentinel que “talvez você dê sorte”, quando indagado se a repórter do jornal poderia ser vacinada sem horário marcado e sendo menor de 60 anos.
Outra brasileira que preferiu não se identificar foi na cara e na coragem, enfrentou a fila e conseguiu se vacinar. “Avisei todos os meus amigos para irem para a fila. Eles não me pediram atestado médico, apenas minha identidade”, conta.
De acordo com reportagem do Sunsentinel, depois da notícia se espalhar, o local adotou critérios mais rígidos para dar as vacinas da Pfizer ou Johnson & Johnson.
Em comunicado oficial o FEMA – Federal Emergency Management Agency – afirma que está seguindo as diretrizes do Estado da Flórida e vacinando apenas maiores de 60 anos, profissionais da saúde, profissionais da educação e bombeiros acima de 50 anos e pacientes com doenças crônicas que tenham prescrição médica para receber a vacina.
Novos postos de vacinação
Dois novos postos de vacinação do governo federal serão abertos em Miami-Dade nos próximos dias. São eles:
Allen Park Community Center, 1770 NE 162nd St. em North Miami Beach
Miami Springs Community Center, 1401 Westward Drive em Miami Springs.
Para mais informações acesse: http://www.floridahealth.gov/