O craque brasileiro Everton Luiz, que joga no Partizan de Belgrado, na Sérvia, sofreu ataques racistas da torcida adversária durante uma partida contra o Rad Belgrade, no domingo (19).
Everton saiu do campo chorando depois do jogo e fez gestos para a torcida, que cantou “gritos de macaco” e levou uma faixa com ofensas ao brasileiro, informou a Associated Press. A faixa só foi removida depois que o árbitro da partida exigiu a sua retirada.
O gesto de Everton contra a torcida revoltou alguns jogadores do time adversário e causou confusão. Em entrevista após o jogo, o brasileiro disse que sofreu “ofensas racistas durante todo o jogo”. O Partizan ganhou do Rad por 1 a 0.
A agência de notícias Reuters divulaou na segunda-feira que a associação de futebol da Sérvia proibiu temporariamente o Rad de jogar em seu estádio, devido aos “cantos de macaco” dirigidos a Everton.
Everton disse à Reuters que quer esquecer o acidente. “Eu e minha família nos sentimos em casa na Sérvia. É por isso que não consegui conter as lágrimas no final do jogo”, disse. “Sofri com 90 minutos de ofensas racistas e outros insultos vindos da arquibancada e me senti no meio de um caldeirão de pessoas sem sentimentos, que me atacaram quando deveriam me defender. Quero esquecer isso, concentrar-me no futebol e pedir a todos que digam “Não” ao racismo”.
Assista ao vídeo da confusão: