Esportes

João Fonseca derruba top 10 e faz história em sua estreia do Australian Open

Brasileiro de 18 anos se torna o mais jovem do país a ganhar de um top 10 em um Grand Slam

João Fonseca e Bia Haddad Maia são os únicos representantes brasileiros no Australian Open, primeiro Grand Slam da temporada (Foto: Reprodução TV)
João Fonseca e Bia Haddad Maia são os únicos representantes brasileiros no Australian Open, primeiro Grand Slam da temporada (Foto: Reprodução TV)

O carioca de 18 anos e quatro meses se tornou o brasileiro mais jovem a bater um top 10 em um torneio de Grand Slam. João Fonseca, número 112 do mundo, derrubou o número nove do mundo, o russo Andrey Rublev e venceu sua primeira partida de Grand Slam na carreira, no Australian Open, nesta terça-feira (14).

Fonseca derrotou o adversário experiente por 3 sets a 0 com autoridade com parciais de 7/6 (7/1) 6/3 7/6 (7/5) após 2h23min de duração em plena quadra Margaret Court Arena, a segunda principal do primeiro Major do ano.

Ele havia passado o qualificatório e não sentiu nervosismo por disputar seu primeiro torneio desse porte que é um dos quatro principais do mundo. Ele emplaca sua 14ª vitória seguida em sequência que vem desde o NextGen Finals em Jeddah, na Arábia Saudita, o título do challenger 125 de Camberra, na Austrália, mais os quatro triunfos em Melbourne, sendo três na fase prévia.

O tenista se torna o mais jovem brasileiro na Era Aberta (profissional, a partir de 1969) a vencer um jogo em um Grand Slam no masculino e a derrotar um top 10. Gustavo Kuerten venceu seu primeiro jogo em Slam com mais de 20 anos no Australian Open de 1997 e derrubou seu primeiro top 10 em Roland Garros onde conquistou o título.

Fonseca voltará a jogar na quinta-feira (ou noite de quarta-feira a depender do horário pelo fuso da Austrália) contra o italiano Lorenzo Sonego, 55º colocado, que passou pelo campeão do Australian Open de 2014, o suíço Stan Wawrinka por 3 sets a 1 com parciais de 6/4 5/7 7/5 7/5.

O jovem carioca é o único tenista masculino a permanecer no torneio, porque Thiago Wild foi derrotado pelo húngaro Fabian Maroszan e Thiago Monteiro foi eliminado pelo japones Kei Nishikori.

Bia leva susto, busca virada e conquista a primeira vitória da temporada

Mais uma vez a paulista Beatriz Haddad Maia sofreu contra uma argentina e assim como fez em suas duas partidas de simples na Billie Jean King Cup, no final do ano passado, mostrou resiliência para bater de virada Julia Riera, vinda do quali e atual 146ª do mundo, gastando 2h40 para superar a estreia no Australian Open com o placar final de 4/6, 7/5 e 6/2.

Esta foi a primeira vitória da número 1 do Brasil e 17 do mundo na temporada, após ter perdido seus dois jogos na United Cup e caído na primeira rodada no WTA 500 de Adelaide. Sua próxima adversária nas quadras do Melbourne Park será a russa Erika Andreeva, 86ª do mundo, que superou a chinesa Saisai Zheng na estreia com parciais de 6/1 e 7/6 (8-6).

Com o resultado, Bia amplia sua invencibilidade contra rivais argentinas, vencendo a nona seguida. Ela não perde de uma tenista do país vizinho desde fevereiro de 2019, quando Victoria Bosio a derrotou na BJK Cup. Ao todo são 23 vitórias e apenas nove derrotas.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo

Exit mobile version