O U.S. Immigration and Customs Enforcement’s (ICE) informou a prisão de dois irmãos brasileiros que fugiram para os EUA em 2014 após assassinar um adolescente em Minas Gerais. Deivide Denis Lino Ribeiro, de 31 anos, e James Taylon Lino Ribeiro, de 28, foram presos em Everett, Massachusetts, no dia 13 de maio.
Segundo o ICE, a dupla representava uma “clara ameaça à segurança pública” com base em suas condenações por latrocínio, ou roubo seguido de homicídio, cometido no Brasil. “Com a prisão desses fugitivos perigosos, os moradores de New England [onde os irmãos residiam] podem dormir mais seguros e protegidos”, disse LaDeon Francis, diretor-interino do ICE em Boston.
Os foragidos mataram a tiros o adolescente Altino Gabriel de Souza Neto, na cidade de Mendes Pimentel na noite de 13 de dezembro de 2014. A vítima trabalhava como caixa em um posto de gasolina e estava em expediente quando a dupla no entrou estabelecimento para cometer um assalto.
Deivide, quem puxou o gatilho, teve a pena de 36 anos de prisão estabelecida em 2020. Já James pegou 19 anos por ter sido cúmplice do irmão no crime. Mas muito antes de terem a sentença fixada, eles fugiram e entraram ilegalmente nos EUA, onde viviam desde então.
Em 7 de abril de 2022, a Polícia Federal do Brasil notificou a Enforcement and Removal Operations (ERO) sobre a provável presença dos dois no país norte-americano. O ERO comunicou ao ICE, que passou a procurar os criminosos. Eles estão presos e aguardam deportação para o Brasil.
Qualquer pessoa com informações sobre fugitivos estrangeiros nos EUA devem entrar em contato com o ICE ligando pelo telefone 1 (866) DHS-2-ICE . A denúncia também pode ser feita através de um formulário online.