A última rodada do Brasileirão serviu apenas para definir as equipes que confirmaram a participação na Copa Libertadores 2023 e as que se classificaram para a Copa Sul-Americana do próximo ano.
Internacional derrota campeão Palmeiras e garante o vice
No jogo entre o já campeão Palmeiras e o segundo colocado Internacional, o Colorado precisava apenas de um empate para assegurar o vice-campeonato, no domingo (13) no Beira-Rio em Porto Alegre. Fez ainda melhor. Venceu o Verdão por 3 a 0, com gols de Maurício, Alemão e Braian Romero e, ainda por cima, quebrou a invencibilidade do Palmeiras que ainda não havia sido derrotado como visitante no Campeonato Brasileiro e ostentava uma invencibilidade de 22 jogos em jogos fora de casa. Encerrar essa série era um dos objetivos traçados pelo Inter para manter a mobilização na reta final do Brasileirão. A vitória garantiu a segunda colocação para os gaúchos, o que significa mais de 42 milhões reais de premiação. O campeão Palmeiras embolsou 45 milhões de premiação.
O torcedor palmeirense tem motivo para lamentar a perda do craque Gustavo Scarpa, que disputou os últimos 47 minutos com a camisa do Palmeiras antes de defender o Nottingham Forest na Premier League. O meia atuou no primeiro tempo e foi sacado no intervalo por Abel Ferreira. Em entrevista, ele voltou a enfatizar que parte para a Inglaterra com a sensação de missão cumprida e cheio de esperança de também fazer história na liga de futebol mais badalada do planeta.
Nem a derrota para o Avaí estragou a festa do Mengão
Em uma partida sem brilho, realizada no sábado (12) à tarde em um Maracanã lotado, com mais de 60 mil espectadores, o Flamengo perdeu para os reservas do rebaixado Avaí, por 2 a 1 – gols de Wellington (contra), Marcinho e Felipe Silva – no jogo que marcou a despedida de dois ídolos do clube, cujos contratos terminaram neste final de ano e não houve renovação: o goleiro Diego Alves, que deve ir para outro clube, e o meia Diego Ribas, que anunciou sua aposentadoria.
Ironicamente, apesar de ter conquistado a Copa do Brasil e a Copa Libertadores da América, o técnico Dorival Jr. não é unanimidade entre os torcedores. Apesar de ter o elenco mais rico do futebol da América do Sul, o Flamengo teve três derrotas para Corinthians, Coritiba e Avaí e um empate com o Juventude (lanterna do Brasileirão) depois de ter derrotado o Athletico-PR por 1 a 0 na final da Libertadores, com um gol de Gabigol no Guayaquil. Entretanto, o Rubro-negro carioca não fez uma boa apresentação e somente venceu após a expulsão do zagueiro Pedro Henrique do Furacão. Também bateu o Corinthians nas finais da Copa do Brasil, mas obteve o título apenas em uma decisão de penalidades máximas.
Porém, mesmo com dificuldades, os títulos foram para a Gávea e jogadores e comissão técnica desfilaram em cima de um trio elétrico para festejar com os torcedores no centro do Rio de Janeiro. A massa transformou o centro num mar rubro-negro. Com a provável volta de Gerson ao time depois da passagem pelo Olimpique de Marseille e com possibilidade de trazer o goleiro Rossi do Boca Juniors, o sarrafo do Flamengo subiu ainda mais e a torcida vai cobrar ainda mais em 2023. Por isto, Dorival jr. estará na berlinda.
Cano, artilheiro máximo do Brasileirão
O Fluminense venceu o Bragantino por 1 a 0, no domingo (13), no Nabi Abi Chedid, pela 38ª rodada do Brasileirão, e garantiu a terceira posição na competição. O gol da vitória foi marcado por Germán Cano, com passe do colombiano Jhon Arias. Mesmo com a derrota, o time da casa conseguiu uma vaga na Sul-Americana, já que o Coritiba perdeu para o Cuiabá.
Com o gol na partida, Cano chegou a 44 gols e ultrapassou o recorde de Neymar e Gabigol como os maiores artilheiros por temporada no Brasil. Além disso, com 26 gols no Brasileiro, o camisa 14 também superou Gabigol e se tornou o maior artilheiro de uma edição desde 2006.
Felipão se aposenta como técnico
No jogo que marcou o fim da carreira de treinador de Felipão, o Athletico-PR fez grande jogo em casa e venceu o Botafogo por 3 a 0 na Arena da Baixada, no domingo (13), na última rodada do Brasileirão 2022. Com o resultado, o Furacão se garantiu na fase de grupos da Libertadores 2023. Os gols foram marcados por Adryelson (contra), Vitor Roque e Erick.
Com a vitória, o Athletico-PR ficou com 58 pontos e se garantiu na sexta posição, com a vaga na fase de grupos da Libertadores. O Alvinegro, que tinha grande chance de ir para a competição continental, caiu para a 11º posição, permanecendo com 53 pontos. Vai jogar a Sul-Americana.
A partida marcou o fim da carreira de técnico do multicampeão Luiz Felipe Scolari. O técnico anunciou que vai se tornar diretor técnico do Furacão. Ao fim da partida, ele se emocionou, deu volta olímpica ao redor do estádio e foi muito festejado pelos torcedores. Em seu lugar, Paulo Turra será o treinador do Athletico em 2023.
Galo decepciona, mas se garante na Pré-Libertadores
O Atlético-MG cumpriu sua missão e garantiu vaga na próxima edição da Libertadores. A equipe venceu o Corinthians por 1 a 0, fora de casa, no domingo (13), pela 38ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, o Galo encerra a competição em sétimo lugar, com 58 pontos. O Timão encerra o torneio em 4º, com 65 pontos.
O principal objetivo esportivo em campo era do Atlético-MG, que viveu instabilidade durante todo o Brasileiro e chegou à última rodada disputando uma vaga na Libertadores de 2023. O Galo venceu e garantiu vaga na próxima Libertadores, mas o triunfo do Athletico-PR sobre o Botafogo impediu presença alvinegra no G-6. Com isso, a equipe mineira disputará as fases preliminares da competição internacional. O resultado pode ser considerado decepcionante em razão da expectativa criada pelo campeão brasileiro do ano passado. A volta de Cuca ao comando se revelou um erro e ele não deve permanecer no cargo.
Heroico Fortaleza
O Fortaleza foi da lanterna à Pré-Libertadores em apenas um turno de Campeonato Brasileiro. Último colocado na metade da competição, o time de Juan Pablo Vojvoda completou uma reação histórica e épica no domingo (13), ao vencer o Santos por 2 a 0, na Vila Belmiro, e contar com tropeços de Botafogo e América-MG para garantir classificação à principal competição sul-americana pelo segundo ano seguido. O Leão do Pici chegou ao resultado com gols de Thiago Galhardo e Moisés, mas a emoção ficou para o fim: com o jogo finalizado antes dos outros, os jogadores tiveram de aguardar o fim de América-MG 1 x 1 Atlético-GO para, enfim, comemorar demais. Depois de apenas 15 pontos no primeiro turno, o Fortaleza somou 40 no segundo e só ficou atrás do campeão Palmeiras e do vice Inter.
O Fortaleza encerra o Brasileirão com 55 pontos, 40 deles conquistados no segundo turno, e fica em oitavo lugar, garantindo a última vaga para a fase prévia da Libertadores. Já o Santos fica em 12º, com 47 pontos, e com uma vaga na Sul-Americana do ano que vem.
Goleada inútil
O São Paulo goleou o Goiás na tarde do domingo (13), na Serrinha, em Goiânia, pela 38ª e última rodada do Campeonato Brasileiro. Galoppo, Luciano, Marcos Guilherme e Juan fizeram os gols do Tricolor. A equipe paulista dominou os goianos a partida toda, mas dependia de outros resultados para conseguir o objetivo de ir à Libertadores. Não conseguiu. Embora o Botafogo tenha perdido, e o América-MG empatado, o Fortaleza venceu o Santos e acabou com o sonho são-paulino. O Esmeraldino, por sua vez, apesar da derrota de goleada, comemora a permanência na Série A por mais uma temporada.
O São Paulo encerra o Campeonato Brasileiro na nona colocação, com 54 pontos e uma vaga na Copa Sul-Americana de 2023. O Goiás, 13º, com 46, também vai ao torneio na próxima temporada, mas terá novo técnico, porque Jair Ventura foi demitido pelos dirigentes.
Empate frustrante para ambos
Um jogo tenso com todos os ingredientes de última rodada do Brasileirão. América-MG e Atlético-GO empataram por 1 a 1 no Independência no domingo (13). Ao longo de 90 minutos, os clubes se alternaram no comando da partida e, mesmo com um a mais, o Coelho não conseguiu marcar o gol que levaria a equipe ao G-8 do Brasileirão. Destaque para atuação coletiva dos goianos que, mesmo com um a menos, seguraram a igualdade no placar.
O resultado foi amargo para os dois clubes. Para o Coelho, o empate foi insuficiente uma vez que o clube está fora da Copa Libertadores. Para o Dragão, somar um ponto não era suficiente para combinação de resultados que garantia os goianos na Série A do ano que vem. Para o ano que vem, o América está garantido na elite e disputará Sul-Americana, já o Dragão foi rebaixado e buscará o retorno à Série A.
Vitória do Dourado garante permanência na Série A
O Cuiabá está garantido na Série A do Campeonato Brasileiro de 2023. Na tarde do domingo (13), o Dourado venceu o Coritiba por 2 a 1 na Arena Pantanal, pela 38ª e última rodada, e confirmou a permanência. Alan Empereur e Jonathan Cafú fizeram os gols da equipe mato-grossense, enquanto Léo Gamalho diminuiu para o time paranaense.
Com a vitória, o Cuiabá terminou o Brasileirão na 16ª posição, com 41 pontos. O Coritiba ficou logo acima, em 15º, com 42 pontos. As duas equipes ficam na Série A, mas não disputarão nenhum torneio internacional.
Despedida melancólica
No duelo entre os já rebaixados Ceará e Juventude, o time cearense levou a melhor. O Vovô venceu por 4 a 1 no domingo (13) pela Série A do Campeonato Brasileiro. Os gols foram marcados por Cléber, Vitor Mendes (contra), Fernando Sobral e Erick. Guilherme Parede descontou para os visitantes.
Já rebaixados, Ceará e Juventude apenas cumpriram tabela. Os dois se reencontrarão na Série B do Brasileirão em 2023.
Como fica a Série A do Brasileirão 2023
Aqui está a classificação final do Brasileirão 2022. Os 16 primeiros colocados permanecem, enquanto Ceará, Atlético-GO, Avaí e Juventude disputarão a Série B. No lugar destes clubes, entrarão Cruzeiro, Grêmio, Vasco da Gama e Bahia – todos eles já foram campeões brasileiros.