Brasil

Intelectuais de vários países assinam carta contra Elon Musk e em apoio ao Brasil

Carta critica interferência nas regulamentações digitais

Mais de 50 acadêmicos e intelectuais de vários países assinaram uma carta aberta criticando o bilionário Elon Musk e defendendo a soberania digital do Brasil. O documento se posiciona contra a pressão que Musk tem exercido sobre o Brasil, especialmente no embate com o Supremo Tribunal Federal (STF), e pede apoio global para o país na busca por uma regulação digital justa.

Entre os signatários estão o economista francês Thomas Piketty, a filósofa Shoshana Zuboff e o economista argentino Martín Guzmán. Eles argumentam que a atuação de Musk é um exemplo de como as empresas de tecnologia estão agindo como “governantes” globais, ameaçando as democracias ao impedir que países definam suas próprias políticas digitais.

O objetivo da carta, divulgada na íntegra hoje pelo jornal Folha de São Paulo, é iniciar um debate global sobre a proteção da soberania digital e garantir que plataformas como o X, de Musk, respeitem as leis e particularidades de cada nação. O texto critica a postura de Musk como reflexo de um problema maior: a tentativa de grandes corporações de controlar o desenvolvimento digital dos países, desafiando regulamentações locais e exacerbando a polarização social.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo