Manchete Negócios

Inflação em alta afeta popularidade de Trump, que culpa Biden

Reprovação do presidente está em alta, segundo a Reuters

O dinheiro distribuído é parte do orçamento de $243.2 milhões do Orange Cares, Coronavirus Aid, Relief, and Economic Security (foto: Flickr)
Empregados aguardam aumento para combater a inflação. Foto: Flickr

A inflação em alta nos Estados Unidos está interferindo diretamente nos índices de aprovação do presidente Donald Trump, que viu sua popularidade cair no mês de fevereiro. De acordo com pesquisa da Reuters/Ipsos, a reprovação do republicano chegou a 51%, um aumento de cinco pontos percentuais na comparação com outro levantamento feito nos dias 24 e 25 de janeiro.

A pesquisa ouviu 4.145 adultos entre os dias 13 e 18 de fevereiro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. A aprovação do presidente oscilou para baixo, dentro da margem de erro. No fim de janeiro, Trump era aprovado por 45% dos eleitores. Agora, o índice está em 44%.

Em entrevista à Fox, o presidente disse estar ciente que a inflação está em alta e culpou Joe Biden pelo problema. “A inflação está de volta. Eu não tenho nada a ver com isso. Essas pessoas que estavam no poder gastaram mais dinheiro que qualquer pessoa já gastou”, disse.

Segundo o Departamento de Trabalho, os preços ao consumidor cresceram muito mais que o esperado pelos economistas, graças à disparada no valor dos ovos e combustíveis. A inflação registrou a maior alta desde janeiro de 2023, com preços 3% mais altos em um único mês.

“Eles jogaram $9 trilhões pela janela e gastaram ‘no esquema verde’, como eu apelidei”, disse Trump se referindo aos gastos com políticas climáticas. Esse número de $9 trilhões se refere à lei de infraestrutura assinada por Biden e às políticas relacionadas à pandemia de Covid.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo