DA REDAÇÃO – O Inffinito Film Festival, maior e mais importante festival de cinema brasileiro realizado no exterior, chega à sua 25ª edição trazendo o melhor das produções cinematográficas brasileiras para diversas partes do mundo.
O Festival deste ano teve início no dia 4 e vai até o dia 18 de setembro com 63 produções brasileiras, incluindo, pela primeira vez, três coproduções Brasil-Estados Unidos: um longa e três curtas-metragens.
De Porto Rico ao Alasca, os filmes são exibidos por meio da www.inff.online–primeira plataforma internacional de streaming dedicada exclusivamente ao audiovisual brasileiro, lançada no ano passado. Além das mostras online, quem estiver em New York e Miami poderá assistir presencialmente a exibições ao ar livre e shows.
Nesta sexta-feira (10), o cantor Xanddy será a grande atração do evento que acontece no North Beach Bandshell (7275 Collins Avenue em Miami Beach). O encontro terá início às 6pm com o DJ mais querido e badalado da comunidade brasileira, Lupa, e às 7pm será exibido o filme “Sidney Magal, the Man and the Artist”, de Joana Mariani.
Xanddy sobe ao palco às 8:30pm, e vai apresentar um repertório que inclui os grandes hits da sua carreira.
História
O festival de cinema brasileiro teve início em 1997 quando Adriana L. Dutra, Cláudia Dutra e Viviane Spinelli idealizaram o Brazilian Film Festival em Miami, no ano em que foi promulgada a Lei do Audiovisual, que tirou as produções nacionais da estagnação e impulsionou no Brasil o movimento da Retomada. De lá para cá, elas realizaram 87 festivais em 13 cidades no mundo: New York, Vancouver, Londres, Roma, Madri, Barcelona, Frascati, Milão, Buenos Aires, Montevidéu, Bogotá, Canudos e Miami, e exibiram mais de 1200 filmes nacionais para um público maior de 2 milhões de pessoas.
Mostra Marieta Severo
A atriz Marieta Severo será a grande homenageada pelo festival, com uma mostra especial online, gratuita, dedicada à sua obra. A atriz vai participar de uma live, no dia 14 de setembro, às 8pm, no Instagram oficial da Inffinito (@inffiito_braff), e conversa com Adriana L. Dutra sobre a cultura no Brasil, sua vida, carreira e trajetória no cinema brasileiro nesses últimos 25 anos.
Para assistir gratuitamente aos longas-
metragens, será necessário apenas fazer um cadastro simples na plataforma de streaming www.inff.online.
Confira abaixo a programação do 25º Inffinito Film Festival:
10 de setembro – North Beach Bandshell, Miami Beach
7275 Collins Avenue, Miami Beach, FL 33141
Ingressos: https://www.northbeachbandshell.com/#/events?event_id=45069
6:00 PM – DJ Lupa
7:00 PM–Exibição documentário–Premiere Internacional
Sidney Magal – “Me Chama Que Eu Vou”, de Joana Mariani
8:30 PM – Xanddy Samba Show
11 de setembro – Regal South Beach, Miami Beach
7:00 PM–Exibição do longa-metragem Amarração do Amor, de Caroline Okoshi Fioratti 9:00 PM–Exibição do longa-metragem Silêncio da Chuva, de Daniel Filho
12 de setembro – Regal South Beach, Miami Beach
7:00 PM–Exibição do longa-metragem Valentina, de Cássio Pereira dos Santos
9:00 PM–Exibição do longa-metragem Homem Onça, de Vinicius Reis
14 de setembro – Florida International University, Miami – entrada gratuita
GC GC 140, Auditorium–11200 SW 8th Street, Miami, Florida 33199
4:00 PM–A Mãe De Todas As Lutas, de Susanna Lira
18 de setembro – New World Center SoundScape Park, Miami Beach–entrada gratuita 500 17th Street, Miami Beach, FL 33139
6:00 PM–Dj Lupa
6:45 PM–Jhonny’s show
7:30 PM–Cerimonia de Premiação – Mostra Competitiva
8:30 PM–Exibição do longa-metragem Neojiba – Música Que Transforma, de Sergio Machado e George Walker Torres.
Mostra Competitiva
Até 17 de setembro – Exibições de filmes em competição na plataforma www.inff.online, disponíveis somente para os Estados Unidos.