A Airlines for America, entidade que representa a indústria do turismo nos Estados Unidos, enviou um documento à Casa Branca solicitando ao presidente Joe Biden o fim da restrição à entrada de turistas internacionais no País. O setor é um dos que mais sofreu os efeitos da pandemia do covid-19.
A carta foi enviada a Jeffrey Zients, coordenador do time da Casa Branca de resposta à pandemia. No documento, a Airlines for America sugere que um cartão com comprovante de vacinação seja exigido para o turista entrar nos EUA.
A entidade pede que o Centers for Disease Control and Prevention (CDC) atualize as diretrizes e libere a entrada de passageiros que tenham o comprovante de vacinação. Hoje, mesmo os residentes e cidadãos americanos, ainda precisam mostrar o teste negativo de covid-19, mesmo depois de vacinados.
“Vamos deixar claro que não somos contrários a nenhuma medida de proteção, como o uso de máscaras, higienização e distanciamento social. O que pedimos hoje é que as diretrizes sejam revisadas e que seja levado em consideração o fato de a vacina diminuir o risco de contaminação”, diz o documento.
Turistas do Brasil, Europa, Reino Unido e outros países estão proibidos de entrar nos Estados Unidos desde o ano passado.
As companhias aéreas já estão implementando o uso do passaporte de saúde, os comprovantes de vacina, para que os passageiros e funcionários das aéreas estejam protegidos.
Segundo o U.S. Travel Association, em 2020 os Estados Unidos perderam $679 bilhões de receita com turismo. Os gastos de turistas internacionais despencaram 76% comparados com o ano anterior. (Com informações da CNBC)