Para quem não acreditava que os coiotes mexicanos estavam serrando o muro na fronteira com os Estados Unidos para a entrada ilegal de indocumentados e drogas, um fato recente acabou com a dúvida: os contrabandistas abriram um espaço tão grande que foi possível a passagem de um caminhão utilitário, carregando 15 imigrantes que tentavam entrar ilegalmente na América.
O caso aconteceu na semana passada, na cidade de Campo, perto de San Diego, na Califórnia, e o grupo foi preso pela Patrulha da Fronteira logo após uma rápida perseguição. Segundo os agentes da U.S. Border Patrol, os detidos são do México e da Guatemala, com idades que variam de 15 a 53 anos. O motorista será processado por tráfico de pessoas.
A recente ocorrência demonstra, nas palavras da autoridade policial de San Diego, Douglas Harrison, a necessidade de uma infraestrutura reforçada na fronteira. Mesmo assim, ele estava orgulhoso da equipe e do resultado da operação: “A perseguição, com várias pessoas desprotegidas na carroceria do veículo, poderia resultar em um acidente grave”, afirmou. Os imigrantes foram presos após abandonarem o carro e tentarem fugir a pé.