O xerife Chad Chronister, escolhido pelo presidente eleito Donald Trump para liderar a Drug Enforcement Administration (DEA), retirou-se da consideração para liderar a agência federal na noite de terça-feira (3), optando por permanecer xerife do condado de Hillsborough, Flórida.
Em um comunicado nas redes sociais, Chronister agradeceu ao presidente eleito e chamou a nomeação de “uma honra para toda a vida”, mas disse estar retirando seu nome de consideração.
“Nos últimos dias, à medida que a gravidade desta responsabilidade muito importante se instalou, concluí que devo retirar-me respeitosamente da consideração”, escreveu Chronister. “Há mais trabalho a ser feito pelos cidadãos do condado de Hillsborough e muitas iniciativas que estou empenhado em realizar.”
Ele é o segundo candidato de Trump a retirar seu nome de consideração. O ex-deputado da Flórida Matt Gaetz, a escolha do presidente eleito para procurador-geral, também desistiu no mês passado em meio a uma tempestade de acusações.
Trump nomeou pela primeira vez Chronister, um veterano de 30 anos no Gabinete do Xerife do Condado de Hillsborough, para o cargo na noite de sábado (30), citando seus “incontáveis elogios e prêmios por manter sua comunidade SEGURA”.
A nomeação foi elogiada por políticos locais da Flórida, incluindo o governador Ron DeSantis, mas também atraiu críticas de apoiadores de direita do presidente eleito.
Como xerife de um dos maiores condados da Flórida, que inclui a cidade de Tampa, de tendência mais liberal, Chronister há muito se retrata mais como um centrista. Ele disse ao Tampa Bay Times em 2019 que era “o mais democrata dos republicanos”.
Alguns conservadores se concentraram na prisão de Rodney Howard-Browne, um pastor de uma megaigreja, por liderar cultos no meio do surto inicial da pandemia de Covid-19 em 2020. As acusações contra Howard-Browne foram retiradas meses depois.
“Vou ligar para eles e dizer como os vejo. O nomeado de Trump para chefe da DEA deveria ser desqualificado por ordenar a prisão de um pastor que desafiou os bloqueios do Covid”, escreveu o deputado Thomas Massie (R-KY) em um post no X após o anúncio da nomeação.
Chronister também se tornou o primeiro xerife do condado a participar da Parada do Orgulho de Tampa em 2018 e supervisionou um programa de ligação LGBTQ – posturas aparentemente progressistas que irritaram vários conservadores.