Incêndios florestais em uma ilha do Hawaii queimaram várias casas, na madrugada desta quarta-feira (9), forçando moradores a se jogarem no oceano para escapar do fogo. A Guarda Costeira americana informou que uma tripulação resgatou 12 pessoas da água ao redor de Lahaina. De acordo com autoridades de Maui, um bombeiro que respondeu ao incêndio em West Maui foi levado a um hospital após inalar fumaça e está em condição estável.
Segundo o Serviço Nacional de Meteorologia, o furacão Dora, que estava passando ao sul do arquipélago a uma distância segura de 500 milhas (805 quilômetros), foi parcialmente responsável por rajadas de vento acima de 60 mph (97 km/h) que derrubaram a energia na região. As condições perigosas de incêndio criadas por ventos fortes e baixa umidade devem durar até a tarde de quarta-feira, informou o serviço meteorológico.
Uma declaração de emergência foi emitido pela governadora interina Sylvia Luke, em nome do governador Josh Green, que está viajando, e ativou a Guarda Nacional do Hawaii.
A Agência Federal de Gerenciamento de Emergências divulgou que o incêndio ameaçou cerca de 200 casas dentro e ao redor do Kohala Ranch, uma comunidade rural com uma população de mais de 500 habitantes. Segundo as autoridades, o fogo havia queimado mais de 600 acres (243 hectares) e ainda não havia sido contido até o momento da declaração.
Equipes de bombeiros em Maui estavam combatendo vários incêndios concentrados em duas áreas: o popular destino turístico de West Maui e uma região montanhosa do interior. Não se sabe imediatamente quantos edifícios e casas foram queimados, informou Mahina Martin, porta-voz do condado de Maui, em entrevista na terça-feira.
Por causa das rajadas de vento, os helicópteros não foram capazes de despejar água sobre os incêndios – ou medir com mais precisão os tamanhos dos incêndios – e os bombeiros encontraram estradas bloqueadas por árvores caídas e linhas de energia enquanto trabalhavam nos incêndios internos, disse Martin.
*com informações do G7