Autoridades locais informaram que ao menos 24 pessoas morreram nos incêndios que assolam a Califórnia. Oito delas foram causadas pelo incêndio Palisades e 16 atribuídas ao incêndio Eaton. Uma das vítimas foi o ex-ator infantil australiano Rory Callum Sykes, de 32 anos, que estava na propriedade da família em Malibu. Sua mãe, Shelley Sykes, postou na rede social X que ele tentou apagar cinzas do incêndio no telhado da residência com uma mangueira, mas não conseguiu por falta de água.
O ator, que nasceu cego e com paralisia cerebral, participou da série de TV britânica “Kiddy Kapers”, em 1998, e se tornou famoso por seus discursos sobre superação de deficiência. Ele foi o co-fundador da organização Happy Charity.
O xerife do Condado de Los Angeles, Robert Luna, informou que ao menos 15 pessoas estão desaparecidas, mas que não é possível relacionar todos os desaparecimentos aos incêndios. Os incêndios florestais em Los Angeles já duram quase uma semana e não é possível prever quando estarão erradicados. Os focos de Palisades e de Eaton ainda estão fora de controle e o Serviço de Meteorologia de Los Angeles emitiu alerta para ventos fortes na região.
Ainda não se sabe o que causou o fogo, mas os fortes ventos do fenômeno Santa Ana fizeram com que ele se espalhasse rapidamente em direção aos bairros. Pelo menos 153 mil moradores de Los Angeles deixaram suas casas e o governo local declarou emergência de saúde pública, alertando que a fumaça e o material particulado podem representar ameaças imediatas e de longo prazo.
Fenômeno Santa Ana
Os ventos de Santa Ana ocorrem quando uma grande área de alta pressão se instala no interior do oeste do país, em uma área que inclui grande parte de Nevada, Utah, Idaho e o sudeste do Oregon. De acordo com o Serviço Nacional de Meteorologia dos Estados Unidos (NWS), essas regiões são geralmente desérticas, por isso os ventos secos fluem de leste a oeste e chegam à Califórnia sem umidade, aumentando o risco de incêndios florestais.