Pelo menos 39 pessoas morreram na noite de segunda-feira (27) e outras 29 ficaram feridas em um incêndio em um centro de migração administrada pelo governo do México, perto da fronteira com os Estados Unidos, informaram as autoridades. O incêndio no Instituto Nacional de Migração (INM) ocorreu depois que cerca de 71 migrantes foram resgatados das ruas de Ciudad Juárez, uma cidade fronteiriça perto de El Paso, Texas. A causa do incêndio e a nacionalidade das vítimas ainda não foram divulgadas pelo Instituto Nacional de Migração do México, que iniciou uma investigação sobre o incêndio.
Segundo informações do The New York Times, testemunhas relataram momentos de tensão durante o dia entre os migrantes e os funcionários do INM. Imagens publicadas pelo jornal local Diario de Juarez mostraram fileiras de corpos cobertos, ambulâncias e bombeiros do lado de fora da instalação. Segundo testemunhas, a maioria dos migrantes no centro era da Venezuela.
O incêndio é um dos piores dos últimos anos no México, que registra níveis recordes de cruzamentos na fronteira com os Estados Unidos. Ciudad Juárez é uma das comunidades fronteiriças no México onde migrantes de Cuba, América Central e outros lugares esperam enquanto tentam entrar em território americano.