O presidente Joe Biden disse em entrevista ao canal de TV Univision que imigrantes indocumentados podem se vacinar contra a covid-19 sem medo do U.S. Immigration and Customs Enforcement (ICE).
“Quero ter certeza de que todos serão vacinados e que protejam suas comunidades contra a covid-19, sem a intervenção do ICE ou de quem quer que seja”, disse o presidente. “Ninguém deve ser preso por aparecer para tomar a vacina”, reforçou.
Segundo ativistas e advogados de imigração, muitos imigrantes indocumentados estão com medo de tomar a vacina e passarem a ser alvo do ICE.
O Departamento de Homeland Security (DHS) informou recentemente que o ICE não realiza operações nas proximidades de postos de vacinação contra a covid-19.
“É um imperativo moral e de saúde pública garantir que todos os indivíduos residentes nos Estados Unidos tenham acesso à vacina”, disse a agência em um comunicado. “O DHS está empenhado em garantir que todos os indivíduos que precisam de uma vacina possam obtê-la, independentemente de seu status de imigração”.
O presidente disse nesta segunda-feira (1) que doses suficientes de vacina estarão disponíveis para adultos até o fim de maio nos EUA.