Histórico

Imigrantes brasileiros detidos na Holanda

Grupo vivia no país de forma ilegal e todos serão deportados

Um grupo de 31 brasileiros indocumentados será deportado da Holanda ao Brasil depois de ser detido em um ônibus durante um passeio turístico pela Europa. A prisão ocorreu quando o veículo, com 45 passageiros, foi parado no fim-de-semana pela polícia na cidade de Hazeldonk, na fronteira com a Bélgica, em uma inspeção rotineira. O governo da Holanda já comunicou que os detidos em situação ilegal na Holanda serão deportados.

As informações dão conta que algumas pessoas do grupo moram na Holanda há mais de quatro anos, sem documentos devidos, e que ainda assim correram o enorme risco de sair do país. Os brasileiros estavam retornando de uma viagem à França, onde visitaram a Torre Eiffel e a EuroDisney.

Segundo a filha de uma das brasileiras do grupo detido, que até o fechamento desta edição ainda estava no aeroporto de Roterdã, o organizador garantiu que ninguém teria problemas na fronteira já que o acordo Schengen de imigração européia suspendeu o controle aduaneiro. O consulado brasileiro designou um negociador para resolver as necessidades imediatas e ficar em contato com o grupo de detidos.

Faz parte do grupo um brasileiro menor de idade, que foi removido para um centro de deportação juvenil na cidade de Nijmegen, no leste da Holanda. O cônsul-adjunto do Brasil, Carlos Dornelles, declarou que todos do grupo têm passaportes brasileiros válidos, fator que vai acelerar a deportação. O processo deve ser concluído antes do fim de semana.

Na Holanda vivem cerca de 13 mil brasileiros registrados no consulado, de acordo com dados do Serviço Nacional de Estatísticas. Organizações brasileiras de apoio aos imigrantes, no entanto, estimam que entre 3 mil e 5 mil brasileiros vivam em situação ilegal no país. Segundo o Serviço Nacional de Estatísticas, os brasileiros formam a maior comunidade latino-americana na Holanda.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo

Exit mobile version