O furacão Idalia formou-se na manhã de terça-feira (29) e se fortalece à medida que avança no Golfo do México, onde a previsão prevê que se transformará em um grande furacão de categoria 3 antes de atingir a costa da Flórida na quarta-feira (30), informou o National Hurricane Center.
Em seu comunicado às 8am, o NHC disse que o centro do furacão Idalia teve ventos máximos sustentados de 80 mph e rajadas mais altas localizadas a cerca de 320 milhas ao sul-sudoeste de Tampa, movendo-se para o norte a 14 mph. Seus ventos com força de furacão se estendem por 15 milhas e ventos com força de tempestade tropical se estendem por 160 milhas. “Prevê-se que Idalia se torne um furacão extremamente perigoso antes da chegada à costa na quarta-feira”, disse Eric Blake, especialista sênior em furacões do NHC. Os meteorologistas prevêem que atingirá o pico de ventos sustentados de 120 mph, com rajadas de até 150 mph e tempestades que podem atingir até 12 pés.
“Este será um grande furacão”, disse o governador Ron DeSantis, do Centro de Operações de Emergência estadual em Tallahassee, na manhã de terça-feira (29). “É provável que continue a fortalecer-se até ao impacto e poderá provocar uma tempestade catastrófica em diversas áreas.”
DeSantis expandiu na segunda-feira (28) sua ordem executiva declarando estado de emergência para 46 condados. Na Flórida Central, agora inclui os condados de Seminole, Lake e Volusia, mas não de Orange e Osceola.
O alerta de furacão está em vigor ao longo da costa da Flórida, desde o centro de Longboat Key ao norte até Indian Pass, perto de Apalachicola, que inclui Tampa Bay, bem como a província cubana de Pinar del Rio. Um alerta de tempestade tropical está em vigor para Dry Tortugas e na costa do Golfo da Flórida, de Chokoloskee ao norte até Longboat Key, bem como a oeste de Indian Pass até Mexico Beach, no Panhandle. Os alertas de tempestade tropical também permanecem em vigor na costa leste da Flórida, desde Sebastian Inlet ao norte até Altamaha Sound, na Georgia.