Idalia foi rebaixado a tempestade tropical depois de atingir, na quarta-feira (30), a costa da Flórida ao longo de Big Bend, como um furacão de categoria 3. Em seguida, moveu-se rapidamente sobre o sudeste da Georgia e South Carolina durante a noite. Na manhã de quinta-feira (31), a tempestade atingiu North Carolina com ventos de 60 mph a caminho do Oceano Atlântico, causando inundações em diversas cidades costeiras. Segundo o National Hurricane Center, o encontro do Idalia com as ondas de Franklin e as influências do estágio da lua estão criando o evento perfeito para inundações nas comunidades baixas das Carolinas.
Enquanto a tempestade tropical avança em direção ao oceano, partes da costa oeste da Flórida avaliam os danos extensos causados pelo furacão mais poderoso que atingiu a região de Big Bend em mais de um século. Milhares de casas foram danificadas no estado. Nenhuma morte relacionada ao furacão foi oficialmente confirmada, mas duas pessoas morreram em acidentes relacionados ao clima, em Gainesville e no condado de Pasco, poucas horas antes de Idalia chegar ao continente.
Em coletiva de imprensa na noite de quarta-feira (30), o governador Ron DeSantis disse acreditar que o furacão Ian foi mais mortal por causa da trajetória da tempestade, e elogiou a melhoria das previsões e a colaboração dos residentes que evacuaram áreas de risco com antecedência. “Acho que parte disso é que quando você vê uma tempestade dessa natureza como vimos durante Ian, muitas pessoas realmente prestaram atenção aos avisos que suas autoridades locais emitiram porque não dá para fugir da tempestade quando ela já chegou em sua casa”, disse.
O National Hurricane Center emitiu sua primeira previsão para Idalia no sábado (26) – quando a tempestade estava perto de Cozumel, no México – e projetou onde aconteceria o landfall cinco dias depois, perto de Keaton Beach, na Flórida. A partir da informação, pelo menos 30 condados emitiram ordens de evacuação.
Rastro de Destruição
O furacão Idalia atingiu a costa da Flórida, em Big Bend, perto de Keaton Beach, pouco antes das 8 am da quarta-feira (30), trazendo uma “catastrófica” tempestade de categoria 3. Segundo o National Hurricane Center, Idalia atingiu brevemente o status de categoria 4 e depois foi rebaixado por volta das 7 am. No entanto, a mudança na velocidade do vento não diminui a ameaça de ondas perigosas e ventos prejudiciais, disseram os meteorologistas.
O sistema atingiu a costa da Flórida com ventos máximos sustentados de 125 mph. Os danos causados pelas tempestades se estenderam por cerca de 200 milhas ao longo da costa oeste da Flórida, passando pela área de Tampa Bay com ondas de 12 a 16 pés acima do nível do solo.
Na quarta-feira, a enchente submergiu um parque de trailers em San Petersburgo. De acordo com autoridades municipais, equipes de resgate de bombeiros resgataram mais de 75 pessoas das enchentes na quarta-feira.
Durante o auge da tempestade, mais de 650 mil residências ficaram sem energia, com a maioria dos relatos vindo dos condados de Wakulla, Taylor, Dixie e Levy próximos ao continente – áreas onde alguns residentes decidiram permanecer em suas casas, apesar das ordens de evacuação.
Na manhã de quinta-feira (31), o secretário do Departamento de Transportes da Flórida, Jared Perdue, disse que mais de 700 tripulantes estão usando equipamentos pesados para reabrir estradas e inspecionar pontes em Big Bend e no norte da Flórida, bem como restaurar semáforos. “Temos geradores em rota. Vamos configurar geradores para que esses sinais sejam ligados o mais rápido possível.”
Segundo o serviço de meteorologia FOX Forecast Center, Idalia foi o furacão mais forte a atingir a área de Big Bend – especialmente perto de Cedar Key – em 125 anos.
A região de Big Bend é predominantemente rural e o pior da tempestade parece ter poupado Tampa Bay e outras áreas mais populosas da Costa do Golfo da Flórida. As autoridades disseram que os piores danos ocorreram no condado de Taylor, a sudeste de Tallahassee. Duas empresas pegaram fogo, algumas tiveram os telhados arrancados e o centro de operações de emergência do condado teve que ser evacuado para instalações mais seguras.