O governo Biden enviou um memorando a procuradores do US Immigration and Customs Enforcement (ICE) orientando o encerramento de casos de deportação considerados de baixa prioridade. Esses casos são de pessoas que não cometeram crimes graves, entraram pela fronteira há mais tempo e não são considerados ameaça à segurança pública.
O documento enviado no domingo (3) faz parte de uma das séries de medidas do governo com objetivo de desafogar os tribunais de imigração, que têm hoje mais de 1 milhão de casos pendentes.
Com a medida, o governo também se prepara para o aumento do volume de imigrantes que devem atravessar a fronteira quando a política de deportação sumária (Title 42) for encerrada no dia 23 de maio.
A prioridade para o julgamento de casos será de imigrantes que representam ameaça à segurança nacional e à segurança pública. Imigrantes que acabaram de atravessar a fronteira são considerados casos prioritários.
“Esse memorando reforça o compromisso dos advogados e procuradores do ICE, que buscam a Justiça e constroem uma relação de confiança do público no sistema imigratório. Baseados nas orientações do Departamento de Homeland Security vamos apreender e remover estrangeiros que ameaçam a segurança pública, nacional e nas nossas fronteiras”, disse o ICE em comunicado.
Isso quer dizer que imigrantes que têm casos considerados de baixa prioridade receberão uma notificação de que o caso foi encerrado em seu endereço ou por meio do advogado designado para o caso. (Com informações do BuzzFeed News)