Poucos dias antes de sua formatura, o equatoriano Diego Ismael Puma Macancela, de 19 anos, foi preso por antes do U.S. Immigration and Customs Enforcement (ICE). O estudante estava escondido na casa de parentes em Ossining, New York, um dia depois de sua mãe ter sido presa pelo agentes da imigração. Ele e a mãe entraram pela fronteira há dois anos e tiveram o pedido de asilo negado.
De acordo com o jornal “The Washington Post”, o jovem já estava esperando ser preso e passou a noite na casa de parentes. Segundo a prima de Diego, Gabrilea Macancela, o ICE bateu em sua porta de manhã e pediu para falar com Diego, que estava escondido embaixo da cama.
Segundo Gabriela, os agentes disseram que se o estudante não se entregasse, eles iriam quebrar as portas da casa. O jovem, então, decidiu se entregar e foi preso e levado para um centro de detenção em New Jersey. Ele ficou separado de sua mãe, Rosa Macancela, que está em Goshen (NY).
A formatura de Diego está marcada para o próximo sábado (17). “Ele está muito assustado e com muito medo de ser mandado de volta para o Equador”, disse a ativista da causa imigrante, Carola Bracco.
Mobilização
A prisão do jovem mobilizou a comunidade local e uma petição on-line já conta com quase 20 mil assinaturas. Os advogados de Diego solicitaram que ele responda ao processo em liberdade e pediram que ele fique mais um ano nos EUA para concluir o High School. O pedido ainda não foi julgado.
Os advogados argumentam que o estudante não cometeu nenhum crime, a não ser ter entrado nos EUA pela fronteira.
De acordo com o ICE, é do conhecimento do governo que mãe e filho entraram irregularmente nos EUA em dezembro de 2014. Eles foram presos no Texas e soltos para aguardarem audiência em liberdade. Eles eram monitorados por GPS.