O Immigration and Customs Enforcement (ICE) anunciou na sexta-feira (2) que deportou um imigrante ilegal brasileiro procurado no Brasil por cárcere privado e estupro. Segundo informações das autoridades, Thalles Mendes Ribeiro foi inicialmente encontrado perto de San Ysidro, Califórnia, em 10 de junho de 2021, após entrar ilegalmente nos EUA.
A Patrulha de Fronteira notificou o brasileiro a comparecer a um tribunal de imigração, e o ICE o liberou no país sob o programa “Alternatives to Detention” (“Alternativas à Detenção”, em português), sob o qual os migrantes recebem alguma forma de rastreamento enquanto aguardam sua audiência. Ele deveria comparecer a uma audiência de imigração em 24 de fevereiro de 2023, em Newark, NJ, mas não apareceu.
O brasileiro acabou sendo preso em dezembro do ano passado, em New Jersey, durante uma ação policial direcionada. “A proteção do público americano contra predadores perigosos é a prioridade número um da missão ERO”, disse Cammilla Wamsley, diretora do escritório da Philadelphia do ERO. “Continuaremos a atacar veementemente indivíduos que representam uma ameaça ao público americano”, afirmou.
A deportação do brasileiro ocorre em meio a uma crise fronteiriça contínua, na qual os agentes imigratórios ficam frequentemente sobrecarregados pelos números recordes de migrantes atravessando a fronteira dos EUA.