Hunter Biden, 53, filho do presidente Joe Biden, se declarou culpado nesta terça-feira (20) de crimes fiscais federais e porte ilegal de armas. Ele respondia por um processo pelas duas acusações e chegou a um acordo com o Departamento de Justiça. A confissão encerra uma longa investigação sobre o segundo filho de Biden — que também reconheceu lutar contra o vício de drogas após a morte de seu irmão, Beau Biden, em 2015.
De acordo com o jornal Washington Post, Hunter deve aproximadamente $ 1,2 milhão em relação aos impostos não pagos em 2017 e 2018. As acusações contra Hunter Biden surgiram de uma investigação de David Weiss, procurador de Delaware e nomeado pelo ex-presidente republicano Donald Trump. Ele foi autorizado a permanecer no cargo após a eleição de Joe Biden para continuar o que havia sido uma investigação em andamento sobre o filho do atual presidente.
Um memorando resumindo os termos do acordo de confissão de Hunter e os detalhes do acordo de desvio pré-julgamento serão arquivados publicamente no momento em que ele comparecer ao tribunal para uma audiência de confissão, escreveu um promotor do escritório de Weiss em uma carta ao funcionário do tribunal federal em Delaware.
Chris Clark, advogado de defesa criminal de Hunter, disse em um comunicado: “Com o anúncio de dois acordos entre meu cliente, Hunter Biden, e o Ministério Público dos Estados Unidos para o Distrito de Delaware, entendo que a investigação de cinco anos em Hunter está resolvido”. E completou: “Hunter assumirá a responsabilidade por duas instâncias de falha de contravenção em arquivar pagamentos de impostos quando devidos de acordo com um acordo judicial”, disse Clark. “Hunter acredita que é importante assumir a responsabilidade por esses erros que cometeu durante um período de turbulência e vício em sua vida. Ele espera continuar sua recuperação e seguir em frente”.
Hunter Biden é foco de ataques implacáveis de Donald Trump e seus aliados republicanos, que o acusam de irregularidades relacionadas à Ucrânia e à China, entre outros assuntos. “Uau! O corrupto Biden DOJ [Departamento de Justiça] acaba de apagar centenas de anos de responsabilidade criminal ao dar a Hunter Biden uma mera ‘multa de trânsito'”, escreveu Trump. “Nosso sistema está quebrado!”, afirmou o candidato republicano.