Um homem de Chicago, que foi flagrado por um vídeo gritando ofensas a uma mulher que vestia uma camisa com a bandeira de Porto Rico, foi indiciado por crime de ódio na quinta-feira (12). Este é o segundo caso este mês que crimes de ódio a imigrantes ganham as manchetes. No dia 4 de julho, um idoso de 92 anos foi violentamente atacado por uma mulher de 30 anos que gritava “volte para o México”. O caso aconteceu em Los Angeles e a mulher foi presa.
Neste incidente em Chicago, Timothy Trybus, de 62 anos, perguntava de forma agressiva por que Mia Irizarry estava usando uma camisa com a bandeira de Porto Rico e se ela era cidadã americana. O vídeo mostra o homem gritando com Mia, apontando o dedo para o seu rosto e seguindo a mulher enquanto ela tentava se afastar. Um policial que estava no local está sendo acusado de negligência por presenciar a cena e nada fazer. “Você é uma cidadã americana? Você não deveria estar usando esta blusa”, gritava Timothy.
A cena se prolongou por 10 minutos até que outros policiais chegaram ao local e prenderam o homem. “O policial que estava no local não fez absolutamente nada, eu chamei, ele viu tudo e nada fez”, disse a mulher que gravou as cenas.
O chefe da polícia da cidade pediu desculpas diretamente à mulher envolvida no assédio. “Nós sentimos muito pelo ocorrido e estou envergonhado que um oficial tenha se comportado desta forma”. Assista ao vídeo da CBS.