O historiador Allan Lichtman, criador do sistema de treze pontos que avalia situações durante a corrida presidencial e aponta um vencedor, previu na semana seguinte ao Labor Day quem vai ocupar a Casa Branca no próximo ano. A fórmula foi desenvolvida por ele e o matemático Vladimir Kellis-Borok em 1981, e desde então ela previu corretamente o resultado de nove entre as dez últimas eleições presidenciais americanas. A única vez que Lichtman não acertou o resultado foi em 2000, quando George W. Bush saiu vencedor numa votação conturbada.
O sistema, chamado de “Chaves da Casa Branca” (Keys to the White House) usa treze parâmetros que medem diferentes situações econômico-políticas do momento e certas características dos candidatos e de seus partidos. Bastam que sete desses parâmetros favoreçam um certo candidato para que ele saia vencedor. Lichmtan previu a vitória de Donald Trump em 2016 e a de Biden em 2020.
Segundo Lichtman, Kamala Harris será eleita presidente dos Estados Unidos em 2024. O historiador disse que os Democratas perderão no máximo cinco pontos dos treze do sistema, o que fará de Harris a primeira mulher presidente dos Estados Unidos.