Histórico

Hispânicos temem pelo seu futuro nos EUA

Número crescente de operações do ICE e deportações assustam

Depois da convenção nacional do Partido Republicano, várias organizações de apoio aos imigrantes expressaram sua preocupação pelas propostas apresentadas pelo candidato John McCain em termos de imigração. Apesar de destacarem que o senador pelo estado do Arizona tem uma postura diferente da ala mais conservadora do partido, os ativistas temem que McCain possa ser convencido a mudar o apoio aos indocumentados.

McCain tem dito que buscará uma solução para o problema dos indocumentados, mas já deixou claro que vai priorizar a segurança das fronteiras. Por isso, em uma carta conjunta dirigida ao candidato, as entidades pedem que, numa eventual administração republicana, o governo cancele as operações do ICE, que têm como alvo os imigrantes, e as deportações.

“Estas ações privam o país da positiva contribuição econômica e social dos imigrantes”, argumentam os ativistas no documento. Cecilia Muñoz, do Conselho Nacional de La Raza, um dos principais grupos em favor dos hispânicos, disse que McCain “tem grandes antecedentes” no debate sobre imigração, mas sua posição pode ser afetada pelo conservadorismo do partido.

Coalizão hispânica

A Agenda Nacional da Liderança Hispânica, uma coalizão de 26 organizações latinas independentes, manifestou ao senador McCain que repudia a plataforma republicana no tocante à negação da possibilidade de os indocumentados legalizarem seu status imigratórios. “A propuesta do Partido ignora os esforços de promover uma oportunidade de legalização aos imigrantes que tem produzido para este país”, disse um dos representantes da coalizão.
De um modo geral, os ativistas acreditam que as propostas republicanas vão “dividir famílias, promover a insegurança às comunidades e colocar sobre os ombros da polícia a responsabilidade de cuidar de uma questão federal”.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo

Exit mobile version